quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Meus palpites - Copa Sul-Americana - Oitavas-de-final (jogos de volta) - 30/09 (quarta)

Entre parênteses, o resultado dos jogos de ida.

----------

JOGOS DAS 19:15 (de Brasília)

Cienciano-PER (0) x (3) San Lorenzo-ARG - Dois clubes tradicionais da América do Sul, os primeiros a vencerem a Sul-Americana. Mas acredito que o time argentino vença e se classifique. Palpite: 1 x 2. Resultado: 0 x 2.

Vitória (1) x (4) River Plate-URU - A equipe rubro-negra tenta reverter a vantagem do time “genérico argentino” de Montevidéu, que goleou no jogo de ida. Mas infelizmente não conseguirá tal feito, mesmo vencendo na minha opinião. Palpite: 2 x 0. Resultado: 1 x 1.

-----------

JOGOS DAS 21:50

Universidad do Chile-CHI (1) x (1) Internacional - Para o Colorado, que tenta o bicampeonato, é a chance de ouro (que nem a camisa do time na competição). Mas acho que os chilenos passam nos pênaltis. Palpite: 1 x 1 (La U vence nos pênaltis). Resultado: 1 x 0.

Emelec-EQU (0) x (2) Botafogo - Para os botafoguenses, a Copa Sul-Americana é a salvação do ano, ante o iminente rebaixamento no Brasileirão, mais um vice no Carioca e o fracasso na Copa do Brasil. Mas a torcida do Emelec está animada devido a um possível rebaixamento do rival Barcelona no Campeonato Equatoriano. Acho que o time carioca perde, mas mesmo assim se classifica. Palpite: 1 x 0. Resultado: 2 x 1.

----------

Acertei as colunas de DOIS dos quatro jogos, mas não acertei o resultado exato de NENHUM.

terça-feira, 29 de setembro de 2009

Meus palpites - Série B - 29 de setembro (terça-feira) - jogos das 21:00 e 21:50

21:00
Vasco 3 x 0 Figueirense (1 x 2)
São Caetano 2 x 1 Guarani (1 x 2)

21:50
Bahia 2 x 1 Duque de Caxias (1 x 2)
Vila Nova 1 x 1 Juventude (1 x 0)
Fortaleza 2 x 0 Ipatinga (1 x 0)

Acertei a coluna de apenas UM dos cinco jogos e NÃO ACERTEI o resultado exato.

----------

Obs.: Devido à coincidência entre todas as três primeiras rodadas da Liga dos Campeões da Europa e rodadas completas da Série B, eu decidi que só postarei meus palpites da competição europeia quando começar o mata-mata, em fevereiro de 2010.

Meus palpites - Série B - 29 de setembro (terça-feira) - jogos das 19:30

Ponte Preta 2 x 0 América de Natal (4 x 0)
Portuguesa 1 x 1 Bragantino (2 x 0) - em Mogi Mirim (SP)
Campinense 0 x 1 Ceará (1 x 3)
ABC 2 x 1 Atlético Goianiense (2 x 1)
Brasiliense 2 x 2 Paraná (0 x 1)

Acertei as colunas de TRÊS dos cinco jogos e o resultado exato de UM jogo.

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Especial Centenário do Coritiba - Coxas-brancas, deem sugestões!

Daqui a exatamente duas semanas, no dia 12 de outubro, o Coritiba Foot Ball Club comemora seus 100 anos de existência.

Se você é torcedor alviverde, faça sua sugestão: qual o seu ídolo no clube ou seu jogo inesquecível?

As sugestões serão publicadas aqui no blog, desde que elas sejam enviadas até o dia do centenário do Coxa.

Série D: especial sobre os times que subiram

Aqui, eu vou postar informações sobre os quatro novos integrantes da Série C do Brasileirão. A relação dos times é por ordem alfabética.

----------

ALECRIM (RN)

Nome completo: Alecrim Futebol Clube
Cidade: Natal
Data de fundação: 15/08/1915
Mascote: Periquito
Site oficial: http://www.alecrimfc.com/

----------

CHAPECOENSE (SC)

Nome completo: Associação Chapecoense de Futebol
Cidade: Chapecó
Data de fundação: 10/05/1973
Mascote: Índio
Site oficial: http://www.chapecoense.com/

----------

MACAÉ (RJ)

Nome completo: Macaé Esporte Futebol Clube
Cidade: Macaé
Data de fundação: 17/07/1990
Mascote: Leão
Site oficial: http://www.macaeesporte.com.br/

----------

SÃO RAIMUNDO (PA)

Nome completo: São Raimundo Esporte Clube
Cidade: Santarém
Data de fundação: 09/01/1944
Mascote: Pantera
Site oficial: http://www.saoraimundotapajos.com.br/

----------

E, AQUI, o vídeo da chuva de granizo ontem no jogo da Chapecoense contra o Araguaia-MT, em Chapecó, vencido pelos visitantes por 1 x 0. A Chapecoense está com seu tradicional uniforme verde e os mato-grossenses de branco. Mas, mesmo assim, a torcida do Verdão do Oeste Catarinense comemorou o acesso, pois o time alviverde venceu por 2 x 1 em Mato Grosso e, com isso, garantiu o acesso para a Série C de 2010.

O vídeo foi retirado do site regional (RS e SC) ClicRBS, da afiliada da Rede Globo.

----------

Após garantirem o acesso, os quatro clubes disputam agora é o título. Confira os confrontos, que serão em ida e volta (o primeiro time faz a partida de ida em casa):

  • Macaé x Chapecoense
  • São Raimundo x Alecrim

Os vencedores, obviamente, farão a final, em duas partidas, sendo a ordem dos mandos de campo sendo definida por sorteio.

domingo, 27 de setembro de 2009

Enquete: até onde vai o Brasil no Mundial Sub-20?

A nova enquete deste blog pergunta: até onde irá a Seleção Brasileira Sub-20 no Mundial da categoria de 2009 disputado no Egito?
  • Campeão
  • Vice-campeão
  • Terceiro lugar
  • Quarto lugar
  • Irá até as quartas-de-final
  • Irá até as oitavas-de-final
  • Será eliminado na 1ª fase
----------

ENQUETE ANTERIOR

Qual o candidato mais forte ao título da Série A de 2009? (Total de votos: 1)
  • Palmeiras - 1 voto (100%)

Os demais times não foram votados.

Esqueci de dar os meus palpites de ontem dos jogos da Série B

Aí vão os resultados:

16:00r
Guarani 2 x 1 Ponte Preta
Duque de Caxias 0 x 1 Vasco
Atlético Goianiense 2 x 1 Vila Nova
Paraná 0 x 4 Figueirense

21:00
ABC 1 x 0 América de Natal

sábado, 26 de setembro de 2009

Série B: um sábado recheado de clássicos

O complemento da 26ª rodada da Série B do Brasileiro, neste sábado, 26 de setembro, está recheado de clássicos. Confira eles abaixo (entre parênteses, os horários, de Brasília):
  • Guarani x Ponte Preta (16:10) - O Brinco de Ouro volta a receber um Dérbi Campineiro por competição nacional depois de cinco anos (a última vez foi em 2004, um empate sem gols, pela Série A). O Bugre quer vencer para se aproximar do acesso à Série A e ficar mais próximo do Vasco; já a Macaca faz um jogo de vida ou morte. Se não vencer, o time alvinegro dá praticamente adeus às chances de acesso para a Série A de 2010.
  • Atlético-GO x Vila Nova (16:10) - No clássico de Goiânia, o Dragão busca se aproximar do acesso à Primeira Divisão, e o Colorado quer se afastar da zona de rebaixamento.
  • Duque de Caxias x Vasco da Gama (16:10) - Este confronto na verdade não é um clássico, mas envolve um time grande da capital contra um time da região metropolitana, a Baixada Fluminense. O mandante do jogo é o Duque, mas o jogo está marcado para o Maracanã. E os cruzmaltinos, que devem ser maioria no estádio, também deverão fazer a festa como em vários outros jogos da atual Série B.
  • ABC x América-RN (21:00) - O Clássico-Rei de Natal, no Frasqueirão. Ambos os times precisam da vitória para diminuírem os riscos de rebaixamento.

Além desses quatro jogos, tem também o jogo Paraná x Figueirense (às 16:10), um confronto regional do Sul.

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Brasileirão: domínio paulista cada vez maior?

O Campeonato Brasileiro da Série A entra no seu terço final com a rodada deste fim de semana, mas a pergunta do momento é: até quando vai o domínio dos times paulistas?

Com a vitória do Palmeiras na última quarta-feira e a liderança do Verdão, e o atual tricampeão São Paulo em segundo, o que se observa é que a “supremacia paulista” no Brasileirão, que dura desde 2004, quando o Santos conquistou o título, parece não ter fim. E o detalhe é que o Palmeiras é o único dos quatro grandes do estado que ainda não venceu a competição na era dos pontos corridos.

O Internacional desandou com as derrotas nas duas últimas rodadas; o Goiás parecia que havia saído da briga após a derrota para o Barueri no domingo retrasado, mas voltou à briga depois de golear o Corinthians em pleno Pacaembu, num jogo que praticamente tirou de vez o Timão da briga pelo título.

Atlético Mineiro e Grêmio ainda sonham com a taça, mas estão em situação difícil. O primeiro liderou a competição por várias rodadas e “pocoteou” depois que perdeu para o Goiás em casa. Foi derrotado por Grêmio e Inter fora, e parece ter saído de vez da briga. Já o Tricolor gaúcho passou o primeiro turno inteiro fazendo boa campanha em casa, mas sem vencer um jogo sequer fora. A primeira vitória fora de casa só veio depois que entramos no returno, contra o Náutico. E, no último domingo, goleou o Fluminense, que já está com um pé na Série B 2010.

Para sonhar com o título ainda, o Galo precisa tirar pontos de Internacional (jogo em casa) e São Paulo, Goiás e Palmeiras (jogos fora). Já o Grêmio joga contra São Paulo e Palmeiras em casa e Goiás e Internacional fora. E o tricolor gaúcho também precisa tirar pontos dos times que atualmente estão no G4.

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Copa do Brasil Feminina começa hoje

Começa hoje a terceira edição da Copa do Brasil de Futebol Feminino.

O Santos é o atual campeão e o Sport é o atual vice-campeão.

Em 2007, quem venceu a competição foi o Saad, de Mato Grosso do Sul.

Confira a tabela da competição deste ano AQUI.
Os cruzamentos são regionais até as semifinais, quando haverá sorteio. Nas semifinais e final, haverá jogo único em campo neutro.

Meus palpites - Copa Sul-Americana - Oitavas-de-final (jogos de ida) - Quinta-feira (24/09)

JOGO DAS 18:00 (horário de Brasília)

LDU Quito-EQU x Lanús-ARG - A equipe da casa, forte frente aos seus domínios, enfrenta o time que eliminou o River Plate no duelo argentino. Aposto em vitória dos equatorianos. Palpite: 2 x 0. Resultado: 4 x 0.

----------

JOGO DAS 20:15

San Lorenzo-ARG x Cienciano-PER - Duelo entre os dois primeiros campeões da história da Sul-Americana. Os argentinos venceram em 2002 e os peruanos em 03. Aposto em vitória do time da casa. Palpite: 2 x 1. Resultado: 3 x 0.

----------

JOGO DAS 22:30

Cerro Porteño-PAR x Goiás - O tradicional time paraguaio enfrenta o alviverde de Goiânia, que tem feito boas campanhas em competições internacionais nos últimos anos. Vou ser generoso, apostando em vitória esmeraldina. Palpite: 0 x 1. Resultado: 2 x 0.

----------

Acertei as colunas de DOIS dos três jogos, mas não acertei o resultado exato de NENHUM.

Hoje começa o Mundial Sub-20

Hoje começa o Campeonato Mundial Sub-20, torneio organizado pela Fifa a cada dois anos para jogadores até 20 anos.

Este ano, a competição será disputada no Egito. As cidades-sede são Cairo (capital do país, dois estádios), Alexandria (dois estádios), Suez, Port Said e Ismailia.

O Brasil, que tem jogadores como Ciro (Sport), Giuliano (Internacional), Boquita (Corinthians) e Alex Teixeira (Vasco), tentará o quinto título da categoria.

A Argentina, atual bicampeã, e também a maior campeã do torneio (seis títulos), está fora, pois não se classificou pelo Sul-Americano disputado no início deste ano. Boa notícia para os brasileiros.

Confira abaixo os grupos da primeira fase do Mundial Sub-20:

Grupo A
Egito
Trinidad e Tobago
Paraguai
Itália

Grupo B
Nigéria
Venezuela
Espanha
Taiti

Grupo C
Estados Unidos
Alemanha
Camarões
Coreia do Sul

Grupo D
Gana
Uzbequistão
Inglaterra
Uruguai

Grupo E
Brasil
Costa Rica
República Tcheca
Austrália

Grupo F
Emirados Árabes Unidos
África do Sul
Honduras
Hungria

----------

JOGOS DO BRASIL NA 1ª FASE (horários de Brasília)

27/09 (dom) - 11:00 - Costa Rica
30/09 (qua) - 13:45 - República Tcheca
03/10 (sáb) - 16:30 - Austrália


O mata-mata começa no dia 5 de outubro (segunda-feira) e a finalíssima será no dia 16 do mesmo mês (sexta), em Cairo.

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Meus palpites - Copa Sul-Americana - Oitavas-de-final (jogos de ida) - Quarta-feira (23/09)

JOGOS ÀS 19:15 (de Brasília)

Alianza Atlético-PER x Fluminense - Jogo entre times que estão na zona de rebaixamento de seus campeonatos nacionais. De uma partida dessas, não se pode esperar muita coisa. Aposto num empate sem gols, o que poderia beneficiar os peruanos em caso de empate com gols no Maracanã. Palpite: 0 x 0. Resultado: 2 x 2.

Vélez Sársfield-ARG x Unión Española-CHI - O time da casa eliminou o sempre temido Boca Juniors no confronto doméstico. Não conheço muita coisa desse time do Unión, sei que ele é um clube da colônia espanhola (que nem o Vasco e a Lusa são da colônia portuguesa aqui no Brasil). Aposto em vitória do time argentino. Palpite: 2 x 0. Resultado: 3 x 2.

----------

JOGOS ÀS 21:50

Internacional x Universidad do Chile-CHI - O Inter (que jogará de dourado nesta Sul-Americana; estreia oficialmente sua 3ª camisa hoje, cinco meses após o seu lançamento) recebe o time chileno, que enfrentou dois brasileiros (Grêmio e Cruzeiro) na Libertadores. O time colorado (ou dourado?) deverá vencer. Palpite: 2 x 1. Resultado: 1 x 1.

Botafogo x Emelec-EQU - Um bom programa para os alvinegros que forem ao Engenhão, apesar da péssima campanha no Brasileiro. Mas o Emelec, um dos times mais tradicionais do Equador, promete assustar. Aposto em empate. Palpite: 1 x 1. Resultado: 2 x 0.

----------

Acertei as colunas de DOIS dos quatro jogos, mas não acertei o resultado exato de NENHUM.

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Meus palpites - Copa Sul-Americana - oitavas-de-final (jogos de ida) - Jogo de terça-feira (22/09)

River Plate-URU x Vitória - É a primeira viagem internacional do clube baiano em sua história. Além disso, a torcida rubro-negra também deverá secar o Bahia no jogo contra o Ipatinga na Série B do Brasileirão, no mesmo horário. Acho que dá empate. Palpite: 1 x 1. Resultado: 4 x 1.

NÃO ACERTEI nem a coluna do jogo.

Meus palpites - Série B - 22 e 25 de setembro (terça e sexta-feira)

22/09 - 21:00
Bragantino 2 x 0 Juventude (3 x 2)
Ipatinga 0 x 1 Bahia (0 x 0)

25/09 - 21:00
São Caetano 1 x 1 Ceará (0 x 0)
Brasiliense 2 x 2 Portuguesa (3 x 2)
Fortaleza 2 x 1 Campinense (3 x 0)

Acertei as colunas de TRÊS dos cinco jogos, mas não acertei o resultado exato de NENHUM.

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Brasileirão: confira as chances de seu time após a 25ª rodada

Lembrando que Cruzeiro e Palmeiras têm 24 jogos, e se enfrentarão na quarta-feira no Mineirão.

Os demais times já têm todos 25 jogos.

United 4 x 3 City: os gols de um clássico emocionante

Ontem, teve o clássico de Manchester, pelo Campeonato Inglês (Premier League).

O United venceu o City, em casa, por 4 x 3.

Os Red Devils estiveram na frente do placar três vezes, os azuis empataram três vezes, e no final o United assegurou a vitória.

Confira abaixo os gols deste emocionante clássico abaixo. Clique no nome do autor do gol para ver os gols.

United 1 x 0 City - Rooney
United 1 x 1 City - Barry
United 2 x 1 City - Fletcher
United 2 x 2 City - Bellamy
United 3 x 2 City - Fletcher
United 3 x 3 City - Bellamy
United 4 x 3 City - Owen

domingo, 20 de setembro de 2009

Enquete: qual o candidato mais forte ao título do Brasileirão?

O Campeonato Brasileiro da Série A está prestes a entrar no seu último terço, e agora os blocos começam a se definir.

A nova enquete deste blog pergunta: qual o mais forte candidato ao título? Foram listadas seis opções, os seis primeiros colocados atualmente, mais a opção “Outro”.
  • Atlético-MG
  • Goiás
  • Grêmio
  • Internacional
  • Palmeiras
  • São Paulo
----------

ENQUETE ANTERIOR

Quais os quatro times que subirão para a Série C de 2010? (Resultados por confronto)

Araguaia-MT - 0
Chapecoense-SC - 2

Tupi-MG - 1
Macaé-RJ - 2

Cristal-AP - 1
São Raimundo-PA - 0

Uberaba-MG - 0
Alecrim-RN - 2

Futebol nordestino passa vergonha nas Séries A e B

Eu criei esta postagem para falar das más campanhas da maioria dos clubes do Nordeste nas Séries A e B do Brasileiro.


Na Série A, o Sport perdeu mais uma ontem, na Arena da Baixada: Atlético-PR 1 x 0, com um gol logo no comecinho do jogo. Agora, o Leão da Ilha precisa de nove vitórias nos treze jogos restantes para não ser rebaixado.

E o Náutico, embora ainda esteja fora da zona de rebaixamento, apenas empatou sem gols com o outro Atlético, o Mineiro. Pode entrar na zona da degola hoje, dependendo da combinação de resultados.

E os próximos jogos da dupla pernambucana também são contra times que lutam para não cair: o Sport recebe o Santo André e o Náutico vai ao Paraná enfrentar o Coritiba.

O único outro nordestino na Série A, o Vitória, com a vitória de ontem sobre o Internacional, está em situação tranquila em relação ao rebaixamento (8º lugar, com 36 pontos) e agora, depois de se classificar para a Copa Sul-Americana no ano passado, já sonha até com vaga na Libertadores.


Já na Série B, dos seis últimos colocados, cinco são nordestinos: Bahia, América-RN, Campinense, ABC e Fortaleza. A zona de rebaixamento é 100% nordestina, ocupada pelos clubes citados menos o Bahia, que é o 15º, uma posição acima do Duque de Caxias, único time fora do Nordeste entre os seis clubes mais ameaçados pelo rebaixamento para a Série C.

E, ainda, há dois confrontos diretos entre os times do Z4 da Série B na próxima rodada: Fortaleza x Campinense, na capital cearense, e o clássico de Natal, no Frasqueirão. O Tricolor da Boa Terra enfrenta o Ipatinga, no Vale do Aço Mineiro.

O único time da região na Segundona que tem feito boa campanha é o Ceará. Mas na próxima rodada o Alvinegro pega o São Caetano no ABC paulista, e se perder sairá do G4 da competição.

América-MG, campeão da Série C do Brasileiro 2009!

O América Mineiro (escudo ao lado) é o campeão da Série C do Campeonato Brasileiro de 2009!

O time treinado por Givanildo Oliveira, campeão da Série B de 1997 pelo próprio clube alviverde de Belo Horizonte, conquistou o título com uma vitória em casa por 1 x 0 sobre o ASA de Arapiraca-AL, ontem à tarde. No primeiro jogo, vitória americana por 3 x 1, e com esse resultado o Coelho podia perder por até 2 x 0 ontem que levantava a taça.

Além de América e ASA, estão promovidos para a Série B de 2010 o Icasa-CE e o Guaratinguetá-SP.

Os artilheiros da competição foram Nena (ASA) e Marciano (Icasa), com 8 gols cada.

----------

A CAMPANHA AMERICANA

Primeira fase
24/05 - 2 x 0 Gama-DF (c)
14/06 - 2 x 0 Guaratinguetá-SP (c)
20/06 - 0 x 0 Ituiutaba-MG (f)
27/06 - 1 x 0 Mixto-MT (f)
05/07 - 2 x 0 Ituiutaba-MG (c)
11/07 - 0 x 2 Guaratinguetá-SP (f)
19/07 - 5 x 1 Mixto-MT (c)
02/08 - 0 x 2 Gama-DF (f)

Quartas-de-final
09/08 - 0 x 0 Brasil de Pelotas-RS (f)
16/08 - 3 x 1 Brasil de Pelotas-RS (c)

Semifinais
23/08 - 1 x 2 Guaratinguetá-SP (f)
30/08 - 2 x 1 Guaratinguetá-SP (c) - pênaltis: América 7 x 6

Final
13/09 - 3 x 1 ASA-AL (f)
19/09 - 1 x 0 ASA-AL (c)


14 jogos

9 vitórias (64,3% dos jogos)
2 empates (14,3% dos jogos)
3 derrotas (21,4% dos jogos)

22 gols pró (média por jogo: 1,57)
10 gols contra (média por jogo: 0,71)


Artilheiro: Bruno Mineiro (6 gols)

sábado, 19 de setembro de 2009

Felipão já cogita dirigir Seleção Brasileira em 2014

Luiz Felipe Scolari, hoje no Bunyodkor, do Uzbequistão, e o técnico mais bem sucedido do mundo, mudou de ideia e já cogita a possibilidade de dirigir a Seleção Brasileira em 2014, quando a Copa do Mundo será realizada no Brasil.

“É minha ideia dirigir uma Seleção em 2014 para depois encerrar minha carreira dentro de campo e passar para outra área do futebol. Posso até um dia, quem sabe, pensar dessa forma (dirigir novamente o Brasil). Mas quero deixar claro que o Dunga faz um trabalho excelente, e se entender que depois de 2010, ganhando ou perdendo, deva sair, ainda terá chance de estar em 2014 porque é muito jovem”, disse o treinador à Rádio Bandeirantes, de São Paulo.

Mas até lá muita coisa pode acontecer. Felipão tem contrato com seu atual clube até dezembro de 2010. Até lá ele irá receber 13 milhões de euros e mais 8,6 milhões de euros pela rescisão com o Chelsea-ING, do qual foi demitido em fevereiro deste ano.

Sem falar que em 2010, a Seleção ainda disputa a Copa da África do Sul, sob o comando de Dunga. O Brasil já está classificado para o Mundial.

Túnel do tempo: há 16 anos, Brasil vencia o Uruguai e se classificava para a Copa

Veja neste vídeo, do Baú do Esporte do Globoesporte.com, a vitória da Seleção Brasileira sobre o Uruguai por 2 x 0, no Maracanã, no dia 19 de setembro de 1993, que classificou o Brasil para o Mundial dos Estados Unidos do ano seguinte. Bebeto e Romário deram show, e o Baixinho marcou os dois gols brasileiros.

Meus palpites - Série B - 19 de setembro (sábado)

16:00
América de Natal 2 x 1 Duque de Caxias (0 x 1)
Juventude 0 x 1 Fortaleza (2 x 0)
Vasco 2 x 0 Guarani (1 x 0)
Vila Nova 1 x 1 ABC (1 x 0)
Ceará 1 x 0 Paraná (0 x 1)

21:00
Portuguesa 2 x 1 Ipatinga (0 x 1) - em Barueri (SP)

Acertei a coluna de apenas UM jogo e NÃO ACERTEI o resultado exato.

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Meus palpites - Série B - 18 de setembro (sexta-feira)

Obs.: Todos os jogos começam às 21:00.

Campinense 2 x 1 Bragantino (2 x 0)
Figueirense 1 x 1 Atlético Goianiense (2 x 1)
Ponte Preta 2 x 0 São Caetano (1 x 3)
Bahia 1 x 0 Brasiliense (1 x 2)

Acertei a coluna de apenas UM jogo e NÃO ACERTEI o resultado exato.

Túnel do tempo: há 23 anos, Atlético-PR goleava a Ponte Preta pelo Brasileirão

Veja neste vídeo, do Baú do Esporte do Globoesporte.com, a vitória do Atlético Paranaense sobre a Ponte Preta por 4 x 0, no dia 18 de setembro de 1986, em Curitiba, em jogo válido pelo Campeonato Brasileiro daquele ano, com direito a belo gol de cobertura de Joãozinho.

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Atlético-PR contrata Rodrigo Tiuí, ex-Flu e que estava em Portugal

A diretoria do Atlético Paranaense acertou nesta quarta-feira a contratação de Rodrigo Tiuí. O atacante depende apenas da realização de exames médicos para assinar contrato e ter sua chegada oficializada pelo clube curitibano até o final deste ano.

“A minha expectativa está boa, estou bem animado e se tudo der certo nos exames, espero poder ajudar o Atlético na sequência do Campeonato Brasileiro”, afirmou Rodrigo Tiuí, que terá de ajudar o Atlético-PR a evitar o rebaixamento para a Série B.

Rodrigo Tiuí tem 23 anos e o seu último clube foi o Sporting, de Portugal, que rescindiu o seu contrato em agosto. O atacante, revelado pelas categorias de base do Fluminense, também passou por Noroeste e Santos.

No Atlético-PR, Rodrigo Tiuí vai disputar uma vaga no ataque com Alex Mineiro, Wallyson, Rafael Moura, Patrick, Zulu e Geílson.

Fonte: site oficial do Atlético e Uol Esporte

Copa Sul-Americana: os adversários dos brasileiros nas oitavas-de-final

A Copa Sul-Americana encerrou ontem a sua fase nacional com os clubes brasileiros. Agora, cinco clubes do país seguem na segunda maior competição de clubes da América do Sul, incluindo o Inter, atual campeão, que só entra agora nas oitavas-de-final. Confira abaixo:

  • Internacional x Universidad do Chile-CHI - O Colorado enfrenta o time chileno, que volta a Porto Alegre depois de enfrentar o Grêmio na Libertadores deste ano.
  • Botafogo x Emelec-EQU - Para o alvinegro, a Sul-Americana é a salvação do time, ameaçado de rebaixamento no Campeonato Brasileiro.
  • Fluminense x Alianza Atlético-PER - O tricolor carioca, lanterna do Brasileirão, tentará passar de fase contra o time peruano (que não é o Alianza Lima; o Alianza Atlético é da cidade de Sullana).
  • Goiás x Cerro Porteño-PAR - O esmeraldino enfrentará um dos grandes do Paraguai, conhecido por ter uma torcida que adora aprontar nas arquibancadas.
  • Vitória x River Plate-URU - O time baiano vai encarar o River Plate... do Uruguai, e não o mais famoso, o da Argentina.

Uma boa notícia para os brasileiros: o sempre temido Boca Juniors já está eliminado. O time de La Bombonera perdeu ontem o duelo argentino contra o Vélez Sársfield por 1 x 0, na casa do adversário. Em La Bombonera, empate por 1 x 1.

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Inter x Barça: o duelo Eto’o x Ibra, agora com uniformes trocados

O principal jogo desta primeira rodada da fase de grupos da Liga dos Campeões da Europa da temporada 2009/10 ocorre hoje, às 15:45 (de Brasília), no Estádio Giuseppe Meazza, em Milão.

Internazionale x Barcelona.

De um lado, o sueco Zlatan Ibrahimovic, agora vestido com a camisa azul e grená (hoje provavelmente salmão) do Barça.

Do outro, o camaronês Samuel Eto’o, vestindo o manto azul e preto da Inter.

Esse confronto, juntamente com o que envolve os rivais dos dois times (Milan x Real Madrid), é a principal atração da fase de grupos desta Champions.

Meus palpites - Copa Sul-Americana - Fase nacional brasileira (jogos de volta)

Obs.: Jogos às 21:50 (de Brasília)

Goiás x Atlético-MG - Dois times que, no Campeonato Brasileiro, brigam ainda pelo título. O Goiás vem mais forte para esse confronto. Acredito que o Verdão se classifique. Palpite: Goiás 1 x 0 Galo. Resultado: 1 x 1 (Goiás 6 x 5 nos pênaltis).

Botafogo x Atlético-PR - Dois times que lutam para fugir do rebaixamento no Brasileirão. O Alvinegro, por ter mais tradição e jogar em casa, vai passar de fase para mim. Palpite: Bota 2 x 1 Furacão. Resultado: Bota 3 x 2.

Acertei a coluna de UM dos dois jogos, mas não acertei o resultado exato.

terça-feira, 15 de setembro de 2009

Meus palpites - Série B - 15 de setembro (terça-feira) - jogos das 21:00 e 21:50

21:00
Ipatinga 1 x 1 Bragantino (2 x 0)
São Caetano 0 x 1 Vasco (0 x 1)

21:50
ABC 1 x 0 Bahia (3 x 0)
Duque de Caxias 0 x 0 Fortaleza (4 x 3)
Brasiliense 2 x 1 América de Natal (0 x 0)
Atlético Goianiense 2 x 0 Campinense (1 x 0)

Acertei as colunas de TRÊS dos seis jogos e acertei o resultado exato de UM jogo.

----------

Obs.: Por haver rodada completa (com dez jogos) da Série B hoje, excepcionalmente não publicarei os meus palpites para a primeira rodada da Liga dos Campeões da Europa. Mas amanhã postarei aqui os palpites para a Copa Sul-Americana (jogos entre brasileiros: Goiás x Atlético-MG / Botafogo x Atlético-PR).

Meus palpites - Série B - 15 de setembro (terça-feira) - jogos das 19:30

Guarani 2 x 0 Figueirense (3 x 2)
Portuguesa 0 x 1 Ponte Preta (1 x 1) - em Barueri (SP)
Paraná 2 x 1 Juventude (1 x 1)
Ceará 1 x 0 Vila Nova (2 x 0)

Acertei as colunas de DOIS dos quatro jogos, mas não acertei o resultado exato de NENHUM.

Liga dos Campeões 2009/10 começa com favoritismo dos espanhóis

O destino final é o Santiago Bernabéu, no dia 22 de maio de 2010 (um sábado; a final a partir desta temporada será nesse dia da semana, e não mais numa quarta-feira). Até lá, 30 clubes com uma meta em comum: tirar os superfavoritos Real Madrid e Barcelona do páreo. A “guerra das estrelas” começa nesta terça-feira, com o início da fase de grupos da Liga dos Campeões. Cristiano Ronaldo, Kaká, Messi e Ibrahimovic são os principais alvos.

A Espanha tem 12 taças do torneio, contra 11 de Inglaterra e Itália. Maior campeão da história da competição, o Real sonha com a conquista do décimo título, desta vez em casa (a final será no Santiago Bernabéu). Para isso, trouxe os dois últimos jogadores eleitos pela Fifa como os melhores do mundo. É a nova geração dos galácticos do presidente Florentino Pérez, que não parou nas contratações de Kaká e Cristiano Ronaldo e buscou ainda Xabi Alonso, Benzema, Albiol e Arbeloa para o time treinado pelo chileno Manuel Pellegrini.

– Temos um time muito talentoso. É uma equipe com jogadores com características impressionantes. Em todas as posições é um time muito bem servido. A gente precisa melhorar muitas coisas. Fazer com que esse talento se torne um grupo que tenha bons resultados. Hoje em dia só talento não é suficiente. Mas é muito mais fácil formar um time com grandes talentos. É isso que estou esperando e é um time que vai dar grandes alegrias – disse Kaká, que já conquistou a Champions em 2007 pelo Milan.

Fonte: Globoesporte.com

GRÊMIO Foot-Ball Porto-Alegrense: 106 anos!

“O ano era 1903, enquanto assistiam a um jogo que tinha um nome parecido com foot-ball, realizado por um time da cidade de Rio Grande, alguns jovens da capital gaúcha ficaram fascinados pelo esporte. Dentre estes jovens, estava Candido, que ficou muito interessado em como montar um time deste esporte pouco conhecido e junto com mais 31 rapazes, fundou no dia 15 de setembro do mesmo ano um time que, eles não sabiam, mas entraria para a história do futebol mundial e seria denominado Imortal pelo que por ele torciam – GRÊMIO FOOT-BALL PORTO ALEGRENSE

“Torcer pelo imortal tricolor dos pampas é ter certeza de que nada é certo. É ir para a Segunda Divisão pouco depois de ser campeão do mundo... é voltar a disputar o mundial e engrossar um jogo tido como ganho pelo Ajax da Holanda... é ganhar uma Copa do Brasil contra o Flamengo com o Maracanã lotado... é perder uma Copa do Brasil para o Corinthians no Estádio Olímpico e cantar o hino com orgulho ao final do jogo... é começar o time com um bom zagueiro, o número 10 a gente vê depois... Ser Gremista é acreditar que dá!” – Humberto Gessinger, do Engenheiros do Hawaii.

“Se alguém quiser encontrar o GRÊMIO, que não procure entre os eternos intermediários. Nós nascemos para viver de emoção mesmo... Estamos no topo, daqui há pouco lá embaixo, voltamos com força e subimos novamente e atrás da gente fica uma pilha de taças que poucos podem se orgulhar em ter.Só os fracassados não entendem que uma história de sucesso se faz de vitórias e derrotas.Felizes de nós,que temos uma história linda para nos orgulhar!!! E o que nos espera? Ninguém sabe.

PORQUE SER GREMISTA É VIVER, SABOREAR O DESCONHECIDO, A DERROTA E A VITÓRIA!

Nem todos os teus títulos traduzem a tua grandeza Imortal querido, porque para nós gremistas tu és muito mais, és nosso amor, algo que faz parte de nós. TE AMO!!! Parabéns Grêmio!!!

----------

Parabéns ao Grêmio!

Mais informações sobre o clube: site oficial e Wikipédia.

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Brasileirão: de sete times devem sair os quatro rebaixados


(Tabela retirada do portal Globo.com. Da esquerda para a direita: nº de pontos, jogos, vitórias, empates, derrotas, gols pró, gols contra, saldo de gols e aproveitamento)

----------

O Campeonato Brasileiro da Série A começa a definir seus blocos, e eu vou postar agora um tópico que dá muita tristeza aos torcedores dos times: o do rebaixamento.

São sete candidatos, sendo três duplas de rivais (os pernambucanos, com Náutico e Sport; os paranaenses, com Atlético e Coritiba; e os cariocas, com Botafogo e Fluminense) mais o Santo André.
Desses sete clubes devem mesmo sair os quatro rebaixados, na opinião deste blogueiro.

Vitória e Cruzeiro respiraram mais aliviados depois das vitórias sobre os dois primeiros colocados, Palmeiras e Internacional, respectivamente.

----------

Abaixo, a análise e os confrontos entre os “rebaixáveis”:
  • O Fluminense é o que está em situação mais complicada. Tem 18 pontos, sete a menos que o Náutico, o pior dos times que estão fora do Z4. O Tricolor das Laranjeiras não enfrenta mais Botafogo e Náutico e, dentre os outros candidatos à queda, só enfrentará o Atlético-PR no Maracanã. O Flu jogará ainda contra Santo André, Sport e Coritiba fora de casa.
  • O Sport tem 20 pontos, está cinco atrás de seu arquirrival alvirrubro. Dos candidatos à queda, só não joga mais contra o Botafogo. Terá confrontos diretos contra Santo André, Coritiba e Fluminense em casa e jogará fora contra o Atlético-PR (já na próxima rodada), além do clássico contra o Timbu nos Aflitos.
  • O Botafogo tem 24 pontos, um atrás do Náutico. Não joga mais contra Santo André, Sport e Fluminense. Receberá Náutico e Coritiba no Engenhão e jogará contra o Atlético-PR na Arena da Baixada.
  • O Santo André tem os mesmos 24 pontos do Alvinegro carioca, mas tem duas vitórias a mais. Não enfrenta mais Botafogo e Coritiba. Seus confrontos diretos são: Fluminense e Náutico, em casa; Atlético-PR e Sport, fora.
  • O Náutico tem 25 pontos. Está em 16º, portanto, fora da zona de rebaixamento. Não enfrenta mais Atlético-PR e Fluminense. Dentre os outros candidatos ao rebaixamento, só enfrentará o rival Sport nos Aflitos. Jogará contra Coritiba, Botafogo e Santo André fora de casa.
  • O Coritiba tem 26 pontos, mas tem um jogo a menos que seus concorrentes. Só não enfrenta mais o Santo André. Terá a vantagem de jogar contra seu rival Atlético no Couto Pereira, além de jogar em casa também contra Náutico e Fluminense. Fora de casa, ainda enfrentará Sport e Botafogo.
  • O Atlético-PR tem 28 pontos, está quatro pontos à frente do Santo André, o melhor dos times que cairiam se o campeonato terminasse hoje. Dentre os “rebaixáveis”, o Furacão só não enfrenta mais o Náutico. Jogará contra Sport, Botafogo e Santo André em casa; fora, joga contra o arquirrival alviverde e o Fluminense.

Esqueci de dar os meus palpites dos jogos da Série B do último sábado

Por problemas técnicos no computador.

Aí vão os resultados:

16:00 - Bahia 1 x 4 Portuguesa
16:00 - Figueirense 2 x 1 Ceará
16:00 - Vila Nova 3 x 2 Duque de Caxias
16:00 - Fortaleza 3 x 3 ABC
21:00 - América de Natal 0 x 0 São Caetano

domingo, 13 de setembro de 2009

Brasileirão: confira as chances de seu time após a 24ª rodada

Lembrando que Coritiba e Corinthians têm um jogo a menos, a ser realizado na próxima quarta-feira, no Couto Pereira.

A fonte é o site Chance de Gol.

Clique para ampliar para visualizar melhor a tabela.

Enquete: quem subirá para a Série C de 2010?

Os confrontos das quartas-de-final:
  • Araguaia (MT) x Chapecoense (SC)
  • Tupi (MG) x Macaé (RJ)
  • Cristal (AP) x São Raimundo (PA)
  • Uberaba (MG) x Alecrim (RN)

Por favor, votem numa opção em cada confronto.

----------

ENQUETE ANTERIOR

A Argentina se classificará para a Copa do Mundo de 2010? (Total de votos: 1)

  • Não se classificará nem para a repescagem - 1 voto (100%)

As demais opções não foram votadas.

Túnel do tempo: há 22 anos, Fluminense vencia Corinthians pela Copa União

Veja neste vídeo, do Baú do Esporte do Globoesporte.com, a vitória do Fluminense sobre o Corinthians por 1 x 0, no Pacaembu, no dia 13 de setembro de 1987, em partida válida pela Copa União, equivalente ao Campeonato Brasileiro daquele ano. Assis fez o único gol da vitória tricolor.

sábado, 12 de setembro de 2009

Copa 2010: o mapa-múndi dos classificados


Acima, o mapa-múndi das seleções na Copa do Mundo de 2010 (clique para ampliar). Das 32 vagas para o Mundial do ano que vem, 11 já estão definidas.
.
Em verde, as seleções já classificadas, que são: Brasil e Paraguai (América do Sul); Espanha, Inglaterra e Holanda (Europa); Austrália, Japão e as Coreias do Norte e do Sul (Ásia) e Gana, além da anfitriã África do Sul que está com um quadrado amarelo por isso mesmo, na África.
.
Em azul, as seleções que ainda estão na briga pelas 21 vagas restantes.
.
Em rosa, as seleções que não têm mais chances de se classificar, mas ainda não encerraram suas participações nas Eliminatórias.
.
Em vermelho, as seleções que não têm mais chances de se classificar e já encerraram suas participações nas Eliminatórias.
.
Em roxo, os países que não disputam ou não disputaram as Eliminatórias.
.
E em cinza, os países que não são membros da Fifa.

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Túnel do tempo: há 21 anos, Vasco vencia a Lusa pelo Brasileiro com direito a golaço

Veja neste vídeo, do Baú do Esporte do Globoesporte.com, a vitória do Vasco sobre a Portuguesa por 4 x 2, em São Januário, no dia 11 de setembro de 1988, em partida válida pelo Campeonato Brasileiro daquele ano. Vivinho (um golaço), Leonardo, Sorato e William marcaram os gols cruzmaltinos; Toninho fez os dois gols do time paulista.

Veja a ficha deste jogo na Futpédia (também da Globo.com) AQUI.

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Brasil 4 x 2 Chile: crônica

Muita chuva em Salvador. Muita gente em Pituaçu. E nem aí pra isso…

Após 10 anos, os baianos voltaram ver a Seleção Brasileira de perto.

Um Brasil bem desfalcado, mas tranquilo, já assegurado em 2010.

Contra um Chile focado na possível volta à Copa do Mundo. Esteve lá pela última vez em 1998, no Mundial da França. Até passou da primeira fase.

Mas acabou sendo eliminado pelo Brasil nas oitavas-de-final…

Na noite desta quarta-feira, a raça chilena foi facilmente batida pela técnica brasileira.

O 1º tempo caminhava sereno, com 2 x 0 no placar (Nilmar e Júlio Baptista), quando Suazo diminuiu, aos 45 minutos. De pênalti.

Logo no começo da etapa final - já com um a menos, após a expulsão de Felipe Melo -, o Brasil viu o mesmo Suazo fazer o gol de empate da Roja. Festa total entre os 1.500 chilenos no estádio.

Em paz com a torcida, Dunga não ouviu vaias dessas vez. Pelo contrário, pois a torcida presente no reformado estádio de Pituaçu continuou apoiando a Seleção.

E foi recompensada. Aos 28, após uma sequência de passes, Nilmar marcou de cabeça e desempatou. Dois minutos depois, hat-trick de Nilmar. 3 gols em 3 finalizações.

No fim, o 4 x 2 no placar eletrônico de 70 metros quadrados. Um placar comum entre Brasil e Chile… Chocolate a favor dos pentacampeões.

Baiano já gosta de festa sem motivo… Com vitória da Seleção aí é sacanagem!

Fonte do texto: blog de Esportes do Diario de Pernambuco, editado por Cassio Zirpoli

Espanha, Inglaterra e Paraguai classificados para a Copa 2010!

Três seleções garantiram ontem vaga para a Copa do Mundo de 2010 na África do Sul: Espanha, Inglaterra e Paraguai.

----------

As duas seleções europeias já garantiram vaga, e ambas com 100% de aproveitamento. Os espanhóis venceram o Grupo 5 e os ingleses o Grupo 6.

Confira a classificação das Eliminatorias Europeias AQUI.

Alemanha e Rússia disputam o primeiro lugar no Grupo 4, a França segue perseguindo a Sérvia no Grupo 7, a Itália ainda não se garantiu em primeiro no Grupo 8 e Portugal segue vivo no Grupo 1.

----------

Na América do Sul o Brasil já estava classificado, ontem foi a vez da Seleção Paraguaia carimbar o passaporte. Venceu a Argentina, em casa, por 1 x 0, e se classificou para a sua quarta Copa consecutiva. A seleção treinada por Diego Maradona, por sua vez, se complicou ainda mais e agora está em 5º, colocação que o levaria para a repescagem contra um representante da Concacaf.

Confira a classificação das Eliminatórias Sul-Americanas AQUI.

O Uruguai melhorou sua situação ao vencer a Colômbia ontem e a Venezuela segue viva ao vencer o já eliminado Peru. O Equador é o quarto e ontem eliminou a Bolívia jogando fora de casa.

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Esqueci de dar os meus palpites de 09/09/2009 dos jogos das Eliminatórias da Conmebol

Aí vão os resultados:

16:00 - Bolívia 1 x 3 Equador
18:00 - Uruguai 3 x 1 Colômbia
20:00 - Paraguai 1 x 0 Argentina
22:00 - Brasil 4 x 2 Chile
22:00 - Venezuela 3 x 1 Peru

Túnel do tempo: há 19 anos, Inter e Fla empatavam pelo Brasileirão

Veja neste vídeo, do Baú do Esporte do Globoesporte.com, o empate por 3 x 3 entre Internacional e Flamengo, no dia 9 de setembro de 1990, em partida válida pelo Campeonato Brasileiro daquele ano. Edu Lima, Alberto e Chiquinho marcaram os gols colorados e Uidemar, Gaúcho e Renato Gaúcho marcaram para o Rubro-Negro.

Confira a ficha do jogo na Futpédia AQUI.

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Cronista português pede mais brasileiros na seleção lusitana

Logo após assumir o cargo de técnico da Seleção Portuguesa, o gaúcho Luiz Felipe Scolari enfrentou um momento de incompreensão, inclusive dos jogadores, ao incentivar a dupla cidadania do brasileiro Deco para que ele pudesse ser convocado. Nem Figo, principal destaque da seleção, aceitava.

Aos poucos, Deco mostrou que era importante e passou a ser um ídolo da torcida. Foi um dos responsáveis, ao lado de Felipão, pela recuperação da autoestima da seleção portuguesa.

Depois, chegou o zagueiro Pepe, hoje no Real Madrid, e este ano, Liédson, atacante do Sporting, que estreou na última rodada das Eliminatórias fazendo o gol que evitou nova derrota portuguesa.

Hoje, ameaçado de não conseguir vaga na próxima Copa, Portugal encara de outra maneira os jogadores de dupla cidadania - especialmente brasileiros.

Vejam o que o jornalista João Pereira Coutinho, colunista do jornal Correio da Manhã, escreveu sobre brasileiros e portugueses. Irônico, ele pede que Portugal importe outros oito jogadores brasileiros para fazer uma seleção só com eles - e assim se classificar.Não poupa nem o ídolo Cristiano Ronaldo.

Vejam o texto, que já circula pela internet:

Venham mais 8

O país discutiu por estes dias se devia aceitar brasileiros na Selecção Nacional. Depois do jogo de ontem, a discussão é outra: devemos aceitar portugueses? Duvidoso. Primeiro, porque os nossos meninos, a começar pelo ‘génio’ Ronaldo, manifestamente não dão para muito.

E, segundo, porque no jogo contra a Dinamarca, só os brasileiros mostraram genuína vontade de vencer. O que não espanta: em 18 Copas do Mundo, a espécie venceu cinco. E, ao contrário das nossas quatro participações, o Brasil não falhou uma. É por isso que um país com ambição e brio não hesitava: depois de Pepe, Deco e Liedson, era só mandar vir mais 8 brasileiros fresquinhos. E os nossos rapazes? Os nossos, estou certo, teriam sempre uma carreira segura nas revistas de sociedade ou nas passarelas de moda, onde em matéria de roupa e penteados provavelmente não têm rivais.

Meus palpites - Série B - 8 e 11 de setembro (terça e sexta-feira)

08/09 - 21:00
Bragantino 0 x 1 Guarani (0 x 1)
Juventude 1 x 0 Brasiliense (2 x 0)

11/09 - 21:00
Ponte Preta 1 x 1 Atlético Goianiense (3 x 1)
Campinense 2 x 1 Ipatinga (5 x 1)
Vasco 2 x 0 Paraná (2 x 1)

Acertei as colnas de QUATRO dos cinco jogos, mas não acertei o resultado exato de NENHUM.

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Site brasileiro lança campanha para ver a Argentina fora da Copa

A Seleção Brasileira segue festejando a vitória sobre a Argentina em Rosario, por 3 x 1. Ainda não contentes com a classificação para a Copa do Mundo do ano que vem, agora um site brasileiro lançou uma campanha para que a seleção de Diego Maradona não vá à África do Sul em 2010.

O blog “Os Geraldinos” dá dez razões para que a Albiceleste não vá ao Mundial de 2010.

----------

1 - Mostrar a Maradona que não só os brasileiros são melhores, como os uruguaios, equatorianos, chilenos e paraguaios também.

2 - Evitar que os hermanos passem outra vez vergonha ao serem eliminados de uma Copa do Mundo pela sexta vez consecutiva.

3 - Passar quatro anos seguidos zoando os hermanos, deixando claro que cinco é maior e não igual a dois.

4 - Dar verdadeiro sentido às dores do tango.

5 - Entender que nem sempre a Mão de Deus funciona.

6 - Mostrar que até Dunga é melhor que Maradona.

7 - Depois de perder por 6 x 1 para a Bolívia, já deveria ter sido eliminada sem outros motivos.

8 - Mostrar que a Argentina é, definitivamente, o país do hóquei feminino.

9 - Aumentar o turismo em Florianópolis e Búzios nos meses de junho e julho de 2010.

10 - São argentinos, necessitam de outras razões?

----------

Fonte: flog argentino dedicado à seleção albiceleste

Futebol carioca tem futuro sombrio: há 99% de chances de um time do Rio cair

Restam poucas e desesperançosas chances para que o futebol carioca não amargue mais um rebaixamento para a Série B. Os torcedores seguem com a fé de que no fim tudo terminará bem, mas os números são cruéis e apontam um futuro bem complicado. De acordo com os cálculos do matemático Tristão Garcia, do site InfoBola, as chances de que nenhum dos times do Rio seja rebaixado é de 1%. Ou seja, a probabilidade de queda de pelo menos um é de assustadores 99%.

- A esperança é a última que morre, mas a coisa está muito feia. O risco é alto. O futebol carioca está pior que o pernambucano nessa briga contra o rebaixamento. Um dado que constata isso: entre todas as probabilidades, sejam de título, classificação ou rebaixamento, não há nenhum número tão alto quanto o do Fluminense, com 95% - afirma Tristão.

A situação dos cariocas analisada separadamente não é tão espantosa para o Flamengo (7% de chances de cair), mas complica muito para o Botafogo (65%) e é praticamente irreversível para o Fluminense (95%). Uma queda tripla seria algo inimaginável e a probabilidade é baixa: 3%. Mas as chances de dois deles morrerem abraçados é bem considerável: 63%.

Apesar do “número mágico” para se livrar da degola ter diminuído de 48 para 47, para alguns times continua a ser uma meta muito longe da realidade. São os casos principalmente de Sport e Santo André, que possuem 20 e 24 pontos respectivamente, e 87% e 54% de chances de rebaixamento.



----------

“Líder fraco” aumenta concorrência pelo título

Segundo os cálculos de Tristão, o Brasileirão está ainda mais disputado no topo por ter um líder fraco numericamente falando. O matemático considera uma média de 2 pontos por jogo como uma número forte para o primeiro colocado. Neste momento, um líder mais forte teria de estar com 46 pontos, o que ninguém alcançou (o Palmeiras lidera com 44, seguido do Internacional com 43).

- Este Brasileirão está muito mais disputado. Ninguém consegue disparar na frente. Os perseguidores se aproximam do líder. O Palmeiras se quiser ampliar essa vantagem não pode ficar olhando para trás. Tem que ser como um maratonista, correndo sempre para frente sem olhar muito para os adversários. Precisa manter o ritmo e a concentração. Mas neste momento é impossível apontar o favorito absoluto para o título - afirma.

Os cálculos apontam para uma disputa bem acirrada mesmo. O Inter, que está em segundo na tabela, aparece curiosamente com vantagem de 2% sobre o Palmeiras na probabilidade de título (37% contra 35%). Porém é mais fácil considerar o empate técnico entre os dois times. O São Paulo segue forte na disputa e tem 16% de chances de título. O Goiás corre por fora com 7%.


----------

Uma vaga sobrando para a Libertadores

Tudo indica que os três primeiros colocados já estão com um pé na Libertadores e que, portanto, sobrariam apenas uma vaga para ser disputada por outros times. Palmeiras, Inter e São Paulo estão com percentuais altos de chances de classificação. A vaga, que no momento seria do Goiás, ainda está aberta. Atlético-MG, Avaí, Barueri e Grêmio seguem vivos na disputa.

- O Inter tem uma motivação especial pois ficou fora da edição deste ano da Libertadores. O São Paulo está tentando salvar o primeiro semestre que foi muito ruim e já demonstrou força para suportar campeonatos longos de pontos corridos. A terceira vaga é a mais incerta. Está bem aberta a disputa - diz o matemático.


Fonte: Globoesporte.com

Enquete: a Argentina irá se classificar para a Copa do Mundo de 2010?

Após a derrota em casa para o Brasil, a situação da Argentina nas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2010 se complicou.

A nova enquete deste blog pergunta: a Albiceleste irá se classificar para a Copa do Mundo? As opções estão abaixo.
  • Sim, conquistará vaga direta (4 primeiros)
  • Ficará em 5º e irá para a repescagem, mas se classifica
  • Vai para a repescagem e não se classifica
  • Não se classificará nem para a repescagem
----------

ENQUETE ANTERIOR

Qual será o maior duelo da fase de grupos da Liga dos Campeões? (Total de votos: 1)
  • Barcelona x Internazionale - 1 voto (100%)

As demais opções não foram votadas.

Gana classificada para a Copa do Mundo 2010!

A seleção de Gana está classificada para a Copa do Mundo de 2010, na África do Sul!

Os ganeses venceram o Sudão por 2 x 0, com gols de dois dos seus principais jogadores (Essien e Muntari), e, combinado com o empate por 1 x 1 entre Benin e Mali, garantiram vaga para a sua segunda Copa consecutiva.

Gana é a oitava seleção a garantir vaga. As anteriores foram África do Sul (anfitriã), Holanda, Coreias (do Norte e do Sul), Austrália, Japão e Brasil.

domingo, 6 de setembro de 2009

Brasil classificado para a Copa do Mundo de 2010!

Ontem à noite, em Rosario, a Seleção Brasileira fez a festa em pleno solo argentino.

Derrotou a Argentina por 3 x 1, gols de Luís Fabiano (duas vezes) e Luisão, com Dátolo marcando o gol argentino.

Agora, são sete seleções já classificadas: África do Sul, Holanda, Austrália, Japão, as Coreias (do Norte e do Sul) e o Brasil.

sábado, 5 de setembro de 2009

Meus palpites - Eliminatórias Sul-Americanas - 05/09 (sábado)

Obs.: Horários de Brasília.

17:30 - Peru 0 x 1 Uruguai (1 x 0)
17:30 - Colômbia 2 x 0 Equador (2 x 0)
19:30 - Paraguai 1 x 0 Bolívia (1 x 0)
21:30 - Argentina 1 x 1 Brasil (1 x 3)
22:30 - Chile 2 x 1 Venezuela (2 x 2)

Acertei as colunas e o resultado exato de DOIS dos cinco jogos.

Meus palpites - Série B - 5 de setembro (sábado)

16:10
ABC 0 x 0 Juventude (2 x 1)
São Caetano 0 x 1 Vila Nova (3 x 1)
Atlético Goianiense 1 x 1 Vasco (2 x 2)
Ceará 2 x 0 Bahia (2 x 1)

18:30
Brasiliense 2 x 1 Fortaleza (1 x 0)

Acertei as colunas de TRÊS dos cinco jogos, mas não acertei o resultado exato de NENHUM.

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Copa do Mundo: quem pode se classificar neste fim de semana - Concacaf, Conmebol e Europa

CONCACAF

Nenhuma seleção pode se classificar neste fim de semana. Mas a Costa Rica garante um lugar entre os quatro primeiros (3 classificados + um para a repescagem) se vencer o México, os Estados Unidos vencerem El Salvador e Honduras vencer Trinidad e Tobago.

----------

CONMEBOL

O Brasil garante a vaga para a Copa 2010 se vencer a Argentina, amanhã, em Rosario, e a Colômbia vencer o Equador, em Medellín.

----------

EUROPA (UEFA)

Nenhuma seleção europeia pode garantir a vaga para a Copa neste fim de semana. Mas uma seleção do Velho Continente já está classificada: a Holanda.

Copa do Mundo: quem pode se classificar neste fim de semana - África e Ásia

ÁFRICA

Gana - Garante a vaga se vencer o Sudão e o jogo entre Benin e Mali terminar empatado. É a única seleção africana que pode garantir a vaga neste fim de semana.

----------

ÁSIA

Bahrein e Arábia Saudita, terceiros colocados em seu grupo na fase final das Eliminatórias, se enfrentam entre si em dois jogos (um amanhã e o outro na próxima quarta-feira; a seleção alviverde joga a primeira partida fora de casa) para definir quem jogará com a Nova Zelândia, vencedora das Eliminatórias da Oceania.

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Internacional, campeão do primeiro turno do Brasileirão 2009!

O Internacional venceu o Atlético-MG, ontem, por 3 x 0, no Beira-Rio, e conquistou o título simbólico de campeão do primeiro turno do Campeonato Brasileiro da Série A de 2009.

Edu (duas vezes) e D’Alessandro marcaram os gols do Inter, o que fez a festa da torcida colorada ao final do jogo com o título simbólico.

Inter e Palmeiras terminaram o turno empatados em pontos (37), mas o time gaúcho tem uma vitória a mais (11 x 10).

O Sport Club Internacional é o campeão do primeiro turno do Brasileirão 2009!

Aos 43 anos, Romário volta aos gramados para estrear pelo América-RJ

O retorno de Romário aos gramados está oficalmente marcado. Nesta quarta-feira, o América-RJ confirmou que o Baixinho debutará com a camisa vermelha no próximo dia 19, às 15 horas, no estádio Giulite Coutinho, diante do Profute, em confronto válido pela Série B do Campeonato Carioca.

A data da estreia do atacante quase coincide com o 105º aniversário do clube no próximo dia 18. Mesmo com um incômodo na panturrilha, que o retirou do treinamento da última segunda-feira, Romário teve a presença confirmada pelo técnico Clovis de Oliveira e iniciará a curta trajetória pelo clube.

O período do retorno de Romário aos gramados ocorrerá um pouco mais de um mês após o atleta de 43 anos anunciar sua volta, no dia 12 de agosto. Dessa forma, o Baixinho realizará o sonho do seu falecido pai, Edevair, de jogar com a camisa do Mecão, clube o qual seu progenitor era torcedor fanático.

O América-RJ soma 30 pontos e lidera com tranquilidade o grupo A da competição. O time possui uma vantagem de nove tentos para o Quissamã e Riostrense, segundos colocados dentro da chave.

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Atlético-GO faz promoção para flamenguistas

A diretoria do Atlético-GO lançou uma promoção inusitada para a partida contra o Vasco no próximo sábado, às 16h, no Serra Dourada, pela Série B do Brasileiro. A ação intitulada “União Rubro-Negra” vai dar meia-entrada ao torcedor que comparecer ao estádio com a camisa, ou do Flamengo, ou do Atlético-GO.

A intenção é unir forças para derrotar o líder da Série B aproveitando a rivalidade entre os clubes cariocas. Sendo assim, quem passar pela catraca vestindo a camisa de um dos dois clubes vai pagar R$ 15 (arquibancadas) e R$ 25 (cadeiras).

“Sabemos que a rivalidade entre Flamengo e Vasco é muito grande. Por isso, estamos dando esse benefício para os rubro-negros cariocas também participarem desta festa”, disse o diretor de futebol, Adson Batista, ao site oficial do clube.

Meu palpite - Copa Sul-Americana - 02/09 (quarta-feira)

FASE NACIONAL BRASILEIRA (jogo de ida)

Atlético-PR x Botafogo (quarta-feira, 02/09, 21:50 de Brasília) - Duas equipes que tentam fugir do rebaixamento no Brasileirão se enfrentam pela Copa Sul-Americana. O Atlético joga em casa, mas o Bota tenta manter o bom retrospecto recente na Arena da Baixada. Palpite: 1 x 1. Resultado: 0 x 0.

Acertei a coluna, mas não acertei o resultado.

Inter x Atlético-MG: Colorado depende só de si para conquistar o 1º turno

Hoje à noite, às 21 horas, no Beira-Rio, em Porto Alegre, tem o jogo que pode decidir o primeiro turno do Campeonato Brasileiro da Série A: Internacional x Atlético Mineiro.

O Colorado depende apenas de suas próprias forças: basta uma vitória por qualquer placar para conquistar o título simbólico.

Se empatar ou perder, o título do turno ficará com o Palmeiras.

Em caso de vitória colorada no jogo de hoje à noite, Inter e Verdão ficariam empatados em número de pontos (37), mas o time gaúcho ficaria com uma vitória a mais.

Na era dos pontos corridos na Série A (que começou em 2003), apenas em 2008 o campeão do primeiro turno não conquistou o título ao final do campeonato. No ano passado, o Grêmio conquistou o turno, mas o São Paulo acabou sendo (tri)campeão.

Morre aos 24 anos Paulo Ramos, ex-Grêmio, Vila Nova e Juventude

Afastado precocemente do futebol profissional por causa do agravamento de uma arritmia cardíaca, Paulo Ramos, ex-Vila Nova-GO, Grêmio e Juventude, faleceu na noite de segunda-feira justamente por causa deste problema. Segundo o "Diário da Manhã", de Goiânia, o ex-meia-atacante de 24 anos participava de um jogo com amigos num campo particular em Inhumas, interior de Goiás, quando passou mal.

Fonte: Globoesporte.com

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Meus palpites - Série B - 1º e 4 de setembro (terça e sexta-feira)

Terça - 21:00
Portuguesa 1 x 0 Figueirense (3 x 1) - em Barueri (SP)
Duque de Caxias 1 x 1 Bragantino (0 x 1)

Sexta - 21:00
Guarani 2 x 0 Campinense (3 x 0)
Paraná 2 x 1 América de Natal (2 x 1)
Ipatinga 0 x 1 Ponte Preta (0 x 0)

Acertei as colunas de TRÊS dos cinco jogos e o resultado exato de UM jogo.

Corinthians e Avaí - 99 e 86 anos, respectivamente!

Nesta terça-feira, 1º de setembro, dois clubes que disputam a Série A do Brasileirão estão de aniversário: Corinthians e Avaí.

Abaixo, a história da fundação de cada um.

----------

CORINTHIANS

Era 1º de setembro de 1910 e cinco operários - Joaquim Ambrósio, Carlos da Silva, Rafael Perrone, Antônio Pereira e Anselmo Correia - se reuniram com mais oito rapazes e fundaram o “Sport Club Corinthians Paulista” após assistirem a uma partida de uma equipe de futebol da Inglaterra. O presidente escolhido por eles foi o alfaiate Miguel Bataglia, que já no primeiro momento afirmou: "o Corinthians vai ser o time do povo e o povo é quem vai fazer o time".

Da primeira coleta à compra da primeira bola de futebol do clube pouco tempo passou. Na verdade, apenas uma semana. Um terreno alugado na Rua José Paulino foi aplainado e virou campo e foi lá que, já no dia 14 de setembro, o primeiro treino foi realizado diante de uma platéia entusiasmada que garantiu: “este veio para ficar”.

De partida em partida o time foi se tornando famoso, mas era ainda um time de várzea. No ano de 1913, o Corinthians pleiteou uma vaga junto à Liga Paulista de Futebol e foi aceito, tornando-se assim o quarto dos chamados “três mosqueteiros” (os outros eram Americano, Germânia e Internacional), daí a origem do mascote corintiano.

Grandes craques passaram pelo Corinthians em sua história quase centenária. Nomes como Neco, Luizinho, Cláudio, Baltazar, Gilmar, Rivellino, Sócrates, Biro-Biro, Ronaldo, Neto, Marcelinho Carioca, Dida, entre outros, são lembrados até hoje e tidos com muito carinho pela Fiel Torcida.

Mais informações sobre o clube: site oficial e Wikipédia.

----------

AVAÍ

1º de setembro de 1923. Era um sábado de tempo bom e vento norte. Um dia aparentemente normal. A cidade estava, como de costume, calma. Nas sombras da árvore frondosa, as pessoas conversavam. Entretanto, na residência de Amadeu Hom estava tudo preparado. Quem chegava assinava o livro de atas. Um só assunto foi discutido: o time de futebol. O nome escolhido foi Independência e Amadeu Hom eleito presidente.

Quando todos já começavam a traçar os planos do novo clube, chega atrasado, pois precisara trabalhar após o expediente, Arnaldo Pinto de Oliveira. Contaram-lhe as novas. Ele não concordou com o nome escolhido. Independência é muito grande. Fica difícil incentivar o “team”. Quando a torcida estiver gritando, depois de um “goal”, Independência, o adversário empata o jogo. É preciso um nome menor. Além disso, as cores não combinam. Ou será que vocês querem mudar as cores?”, conta o historiador Coronel Osni Meira. “E que nome você sugere?”, perguntaram-lhe. Arnaldo estava lendo um livro de história do Brasil e gostara do episódio a Batalha do Avahy. “Vocês já pensaram na nossa torcida gritando Avahy?” A resposta veio em coro: “Avahy! Avahy!”. Era o começo de uma história de glórias e lutas de um clube que nasceu sob o signo da vitória.

Mais informações sobre o clube: site oficial e Wikipédia.

----------

E hoje, também, é o aniversário do Noroeste, de Bauru (SP), fundado no dia 1º de setembro de 1910, coincidentemente o mesmo dia do Corinthians.