quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Miniguia: Campeonato Paulista 2010

Vou começar agora a série de miniguias de campeonatos estaduais. Serão postados cinco até amanhã (SP, RJ, RS, GO e PR). O Campeonato Mineiro (que terá seu miniguia postado na próxima semana) ainda não vai começar neste fim de semana.

----------

Vou começar pelo Campeonato Paulista, que neste ano começa com um leve favoritismo do Corinthians, que irá priorizar a Taça Libertadores, mas não abrirá mão do Estadual. Palmeiras e São Paulo vêm logo atrás. O Santos corre por fora.

----------

CORINTHIANS

Ano do centenário, de Libertadores... a Fiel está animada. Com as contratações de Tcheco (ex-Grêmio), Iarley (ex-Goiás), Ralf (ex-Barueri) e Roberto Carlos, além de contar ainda com Ronaldo (se o Fenômeno estiver em forma), o Timão parte com tudo em busca do bicampeonato, embora a prioridade maior seja a competição continental. O time de Mano Menezes é o principal favorito e o Pacaembu deve encher nos jogos do alvinegro em casa.

----------

PALMEIRAS

O Verdão, ainda abalado pela perda da vaga na Libertadores no Brasileirão do ano passado, quando teve uma arrancada negativa, entra no Paulistão com um nível de favoritismo inferior ao do Corinthians e similar ao do São Paulo. Muricy Ramalho, um técnico com mais títulos a nível nacional (embora tenha conquistado outros estaduais, ainda falta o Paulista), terá trabalho pela frente. A conquista do Estadual seria um título e tanto, ainda mais se tratando do ano do centenário de seu arquirrival Corinthians.

----------

SANTOS

Agora treinado por Dorival Júnior, ex-Vasco, o Peixe promete dividir as atenções do Paulistão com a Copa do Brasil, título nunca conquistado pelo clube da Vila Belmiro. Vanderlei Luxemburgo se foi, mas a promessa Neymar, que no próximo mês atingirá a maioridade, continua. Dos times grandes, é o que mais corre por fora pelo título.

----------

SÃO PAULO

Depois da perda do título brasileiro, pela primeira vez em quatro anos, o Tricolor entra neste Paulista com a moral mais baixa. Para tentar quebrar o jejum de títulos que dura desde 2005 (é o clube grande que há mais tempo não conquista o título estadual), Ricardo Gomes aposta na boa vontade do grupo. O meia Hugo e o atacante Borges foi para o Grêmio, mas veio (na verdade, voltou) Marcelinho Paraíba, que no último Brasileirão foi rebaixado com o Coritiba. Uma vitória sobre a Portuguesa, na estreia no Morumbi, poderia aumentar a autoestima são-paulina. Assim como o Corinthians, disputa a Libertadores, pela sétima vez consecutiva, um recorde dentre os clubes brasileiros.

----------

OUTROS

A Portuguesa tentará surpreender e quebrar o jejum de 37 anos sem títulos estaduais (o último foi em 1973, dividido com o Santos). Para a Ponte Preta, única representante de Campinas (o Guarani está na Série A2, apesar de estar na elite do Brasileiro e a Macaca ainda estar na Série B nacional), a conquista inédita da taça é obsessão, depois do vice-campeonato de 2008 e do título do interior do ano passado. Barueri, Santo André, São Caetano e Bragantino tentarão uma vaguinha nas semifinais - ou, se não der, o título do interior.

Botafogo (Ribeirão Preto), Paulista (Jundiaí), Ituano e Mirassol têm como objetivo obter uma das duas vagas para a Série D do Brasileiro, no segundo semestre.

Oeste (Itápolis), Mogi Mirim e os quatro times recém-promovidos - Monte Azul, Rio Branco (Americana), Rio Claro e Sertãozinho - já se dão por satisfeitos em permanecerem na Série A1 em 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário