quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Miniguia: Campeonato Carioca 2010

Depois de fazer o miniguia do Paulistão, agora é a vez do Campeonato Carioca, que promete ser bem disputado. Os clássicos no Maracanã e (os com mando de campo do Botafogo) no Engenhão prometem encher os estádios.

----------

O Flamengo, embalado pelo recente título brasileiro, tentará o inédito tetracampeonato estadual. O Fluminense tentará novamente se igualar ao rubro-negro em número de conquistas. O Botafogo buscará manter a tradição de conquistar pelo menos um turno (leia-se Taças Guanabara ou Rio) desde 2006. E o Vasco da Gama, que não conquista um turno de Estadual desde 2004 e o título desde 2003, tentará quebrar esse jejum.

----------

BOTAFOGO

Depois de cumprir o objetivo de permanecer na Série A do Brasileirão, a ordem no Alvinegro é tentar quebrar a sequência de vice-campeonatos (nos últimos três anos, perdeu a final, sempre para o Flamengo), conquistando o título, obviamente. Estevam Soares tem o elenco em mãos e um ataque que agora tem sotaque gringo: o argentino Herrera e o uruguaio Loco Abreu, ambos ex-Grêmio (o segundo jogou no time gaúcho ainda na década de 90). O Bota divide as atenções do Estadual com a Copa do Brasil, um título que o clube ainda não conquistou.

----------

FLAMENGO

Atual campeão brasileiro, o Rubro-Negro tentará uma façanha inédita no Estadual, o tetracampeonato, apesar de que a prioridade do Fla é a Libertadores. O técnico Andrade permanece no cargo e a maior torcida do país está confiante. O atacante Adriano, artilheiro do último Brasileirão (dividido com Diego Tardelli, do Atlético-MG), é o favorito para a artilharia também no Carioca e promete balançar muito as redes adversárias neste ano. O ex-palmeirense Vágner Love reforçará o ataque flamenguista, e promete fazer muitos gols junto com o Imperador.

----------

FLUMINENSE

Depois do milagre no último Brasileirão, quando estava praticamente rebaixado e não caiu, e do vice-campeonato na Copa Sul-Americana (competição que não disputará neste ano), a ordem no Tricolor é tentar novamente se igualar ao Flamengo em número de títulos estaduais (os rubro-negros lhe ultrapassaram no ano passado). O Flu 2010 mantém o artilheiro Fred, um dos destaques no último campeonato nacional, apesar de ter sido assediado por outros clubes, como o Internacional. O técnico Cuca tem um elenco qualificado, que busca acabar com o jejum de não ganhar Taça Guanabara ou Rio desde 2005 (ano também do último título estadual dos tricolores).

----------

VASCO

De volta à Série A do Brasileiro, o clube de São Januário tentará quebrar o jejum de conquistas de turnos de Estadual, que não ganha desde 2004. Vagner Mancini assumiu a barca cruzmaltina no lugar de Dorival Júnior (agora no Santos), e terá um elenco que tem como algumas de suas novidades Elder Granja (ex-Inter, Palmeiras e Sport) e Rafael Coelho (ex-Figueirense), artilheiro da Série B 2009 pelo clube catarinense ao lado do também vascaíno Elton e de Marcelo Nicácio, do Fortaleza.

----------

OUTROS

O campeonato deste ano tem como destaque as voltas de dois tradicionais clubes da capital à Série A: América e Olaria. Eles, o também tradicional Bangu, o Duque de Caxias, o Madureira e o Americano tentarão surpreender e chegar às semifinais de algumas das duas taças do Estadual. Esses clubes devem brigar pela vaga restante do Rio de Janeiro na Série D do Brasileiro (fora o Duque, que está na Série B, e o Madureira, vice-campeão da Copa Rio do ano passado, já garantido na quarta divisão nacional deste ano).

O Resende, semifinalista da Taça Guanabara do ano passado, está mais enfraquecido sem o seu destaque, Bruno Meneghel. Mas mesmo assim tem boas chances de permanecer na Série A do ano que vem. O Tigres do Brasil, que participará da Copa do Brasil por ter vencido a Copa Rio de 2009, é outro que tem boas chances de permanecer na elite carioca em 2011, assim como o Macaé, recém-promovido à Série C do Brasileiro.

Já Volta Redonda (que não tem assustado muito nos últimos anos), Friburguense e Boavista devem brigar para não serem rebaixados. Permanecer na elite estadual em 2011 é o objetivo principal desses clubes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário