quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Há 10 anos, Corinthians conquistava o primeiro Mundial da Fifa, no Brasil

O Corinthians foi endeusado na noite de 14 de janeiro de 2000. Cerca de 20.000 dos seus fiéis fizeram uma romaria ao Rio de Janeiro para presenciar a glorificação. Divididos em 300 ônibus e em outras centenas de carros e motocicletas, a maioria começou a deixar São Paulo às 23 horas do dia anterior. Uniram-se nas arquibancadas do Maracanã ao som de uma reza, entoada com coreografia de louvação: “Ô, o, ô... O Todo-poderoso Timão”.

O mantra foi criado pela torcida do Corinthians especialmente para aquela final do primeiro Mundial de Clubes organizado pela Fifa, contra o Vasco. E o adjetivo não era sem motivo. Bicampeão brasileiro em 1998/1999, os comandados por Oswaldo de Oliveira formavam um verdadeiro Timão na época: Dida; Índio, Fábio Luciano, João Carlos (Adilson Batista) e Kleber; Rincón, Vampeta, Marcelinho Carioca e Ricardinho; Edilson e Luizão. Restava apenas a internacionalização do clube.

O convite para representar o país-sede do Mundial de Clubes de 2000 (na condição de campeão nacional de 1998), portanto, foi muito bem recebido no Parque São Jorge. Apesar do desgaste. Após disputar mais de 80 partidas na temporada anterior, a equipe ganhou uma folga curta para aproveitar o Réveillon e já voltou a treinar às vésperas da abertura do torneio, em 5 de janeiro - o atacante Luizão, por exemplo, precisou recorrer a um avião teco-teco para retornar do Guarujá a tempo de se reapresentar.

Até hoje, os corintianos são obrigados a aguentar gozações dos rivais de Palmeiras, São Paulo e Santos (todos campeões da Libertadores) pelo fato do clube não ter o título da competição continental - prioridade do centenário alvinegro, neste ano. E dizem que, para ser campeão mundial, tem que conquistar a América.

Assista AQUI o vídeo do título do Timão, com a narração de Éder Luiz, que na época ainda narrava no rádio e hoje narra na TV Record.

Nenhum comentário:

Postar um comentário