sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Campeonato Goiano 2011

Começarei a fazer especiais sobre os campeonatos estaduais do país que têm times na Série A do Brasileiro.

Começo com o Campeonato Goiano, que tem o Atlético na Série A e Goiás e Vila Nova na Série B.

----------

A competição terá início no dia 16 de janeiro e a grande final será no dia 15 de maio. Neste período haverá um total de 96 partidas. Serão 10 clubes na disputa: Anapolina, Aparecidense, Atlético, CRAC, Goianésia, Goiás, Morrinhos, Santa Helena, Trindade e Vila Nova.

Estão em jogo no campeonato duas vagas para a Copa do Brasil de 2012, destinadas ao Campeão e Vice-Campeão. Os dois clubes melhores colocados, com exceção de Atlético, Goiás e Vila Nova, conquistam o direito de disputar o Campeonato Brasileiro Série D em 2011. Os dois clubes piores colocados serão rebaixados à segunda divisão em 2012.

----------

Fórmula de Disputa

A fórmula de disputa do Goianão 2011 será a mesma da edição anterior do campeonato. Na Primeira Fase todos os times se enfrentam no sistema de turno e returno, em um total de 18 rodadas. Ao final da fase os quatro melhores colocados se classificam para a Fase Semifinal e os dois últimos clubes da tabela são rebaixados para a segunda divisão do futebol estadual em 2012.

A Fase Semifinal será disputada em partidas de ida e volta. Os clubes com melhor campanha na primeira fase têm a vantagem de jogar do mando de campo na segunda partida. Os vencedores chegam à grande Final. A decisão também será disputada no sistema de ida e volta para que o campeão seja conhecido na partida decisiva do dia 15 de maio.

----------

Os Campeões

Goiás - 22 títulos
Vila Nova - 15 títulos
Goiânia - 14 títulos
Atlético - 11 títulos
CRAC - 2 títulos
Itumbiara - 1 título
Anápolis - 1 título
Goiatuba - 1 título

Nenhum comentário:

Postar um comentário