domingo, 28 de fevereiro de 2010

Enquete: algum time fora do G12 surpreenderá conquistando a Copa do Brasil?

Dos times “grandes” do futebol brasileiro que disputam a Copa do Brasil, Atlético-MG, Grêmio, Palmeiras e Vasco já se classificaram para a segunda fase.

Botafogo, Fluminense e Santos decidirão os seus destinos na partida de volta.

Mas a nova enquete deste blog pergunta: algum time fora do G12 (os campeões mais recentes foram Santo André/2004, Paulista/05 e Sport/08) conquistará a Copa do Brasil? Sim ou não?

A votação vai até a meia-noite (horário de Brasília) do próximo domingo, 7 de março.

----------

ENQUETE ANTERIOR

Quem será campeão da Taça Guanabara? (Total de votos: 3)

Vasco - 1 voto (33%)
Botafogo - 2 votos (67%)

Vitória do Botafogo na enquete e dentro de campo.

Gauchão: é hoje a decisão do 1º turno

Hoje, às 17:00, haverá a decisão do primeiro turno do Campeonato Gaúcho, no Estádio Olímpico.

De um lado, o Grêmio, que tenta confirmar o favoritismo; do outro, o Novo Hamburgo, que tenta surpreender novamente na capital, assim como contra o Internacional.

Um jogo que promete muito! E eu ficarei ligado!

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Robinho e Ronaldo dificilmente se encontrarão na Vila Belmiro

O encontro de Robinho e Ronaldo no clássico entre Santos e Corinthians, neste domingo, às 17h, na Vila Belmiro, pelo Campeonato Paulista, dificilmente vai acontecer. Convocado pelo técnico Dunga para o amistoso contra a Irlanda, dia 2 de março, em Londres, o atacante do Peixe tem de viajar no sábado à noite e praticamente está fora do duelo. O Timão, aliás, dá uma força para que o Rei das Pedaladas embarque para a Europa o quanto antes.

Em entrevista coletiva nesta quinta-feira, no Parque São Jorge, um dia depois de ser o herói na estreia na Taça Libertadores, o volante Elias, um dos grandes amigos de Ronaldo no elenco, revelou que o Fenômeno ligou para Robinho e, brincando, pediu para que ele não atuasse no fim de semana.

- Espero que o Robinho não jogue. A gente sempre espera que um jogador do nível dele não jogue. Se jogar, vamos tentar parar, neutralizar. Eu acho que ele não joga. O Ronaldo já ligou, conversou com ele e falou que é melhor ir para a seleção (risos) - contou o marcador.

Os corintianos precisam mesmo se preocupar com Robinho. Em oito jogos contra o Timão, o atacante venceu sete e empatou apenas um. No principal deles, entortou o lateral-direito Rogério com uma série de pedaladas, no Morumbi, durante a decisão do Campeonato Brasileiro de 2002.

Fonte: Globoesporte.com

Cruzeiro apresenta novos uniformes para 2010

O Cruzeiro apresentou, no início desta semana, seus novos uniformes para a temporada 2010, fornecidos pela Reebok, que fornece material esportivo para o clube desde o ano passado.

Vamos destacar a dos jogadores de linha, vestidas por Kléber Gladiador e Roger, no centro da imagem.

O uniforme titular, vestido por Kléber, apresenta um detalhe semelhante ao do Internacional perto da gola, e as estrelas soltas, tanto na camisa quanto no calção.

Já o uniforme reserva, vestido por Roger, traz o escudo inteiro na camisa e no calção, juntamente com a Tríplice Coroa de 2003 (Campeonato Mineiro, Brasileirão e Copa do Brasil).

O novo uniforme já foi usado na partida contra o Colo-Colo, no Mineirão, anteontem.

Opinião do blogueiro: Por que um uniforme tem que ter as estrelas soltas e o outro o escudo inteiro? Quando o Cruzeiro jogar todo de branco ou todo de azul, não vão ficar iguais! Na minha opinião, deveria ser estrelas soltas (como manda a tradição) em todos os uniformes!

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Pragas atingem estádio de Pituaçu

Após especulações do que teria deixado em péssimo estado o gramado do Estádio de Pituaçu, no início do ano, a Superintendência dos Desportos da Bahia (Sudesb) confirmou que a causa do problema são duas pragas: paquinhas (Scapteriscus ssp) e lagartas (Spodoptera frugiperda).

Através de nota divulgada na manhã desta quarta-feira (24), a Sudesb anunciou que a utilização do estádio será suspensa após o BaVi deste domingo (28), para um processo de recomposição do gramado, a partir da segunda-feira (1º de março).

A previsão é de que o estádio deixe de ser utilizado até o final de março, período em que a grama será trocada. A empresa Greenleaf Gramados ficará encarregada de executar o serviço, que já realizou em estádio como o Maracanã.

As diretorias de Bahia e Vitória ainda não se pronunciaram sobre a transferência dos jogos em que são mandantes, uma vez que o Barradão está em reforma.


Fonte: Rádio Sociedade

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Liga dos Campeões - Oitavas-de-final (ida) - Análise dos jogos desta semana

Nesta semana, quatro jogos fecham as partidas de ida das oitavas-de-final da Uefa Champions League.

Confira a minha análise deles abaixo.

----------

JOGOS DE TERÇA-FEIRA, 23/02

Ambos os jogos às 16:45 (de Brasília).

Stuttgart (ALE) x Barcelona (ESP) - Para os alemães, a classificação para o mata-mata já foi um lucro. E aposto em vitória do time catalão, mesmo fora de casa. Palpite: 0 x 2.

Olympiacos (GRE) x Bordeaux (FRA) - Na liga local, os alvirrubros de Atenas estão longe do título, tanto que não há muito tempo demitiram o técnico Zico. Os franceses estão liderando o seu nacional. Mas aposto em vitória do time grego. Palpite: 2 x 1.

----------

JOGOS DE QUARTA-FEIRA, 24/02

CSKA Moscou (RUS) x Sevilla (ESP) - 14:30 (de Brasília) - O time russo tentará passar de fase. Mas os espanhóis são favoritos. Aposto num empate sem gols. Palpite: 0 x 0.

Internazionale (ITA) x Chelsea (ING) - 16:45 (de Brasília) - José Mourinho reencontra o Chelsea, dois anos e meio depois de ter deixado o clube londrino. Mas a Inter é um time regular, apesar dos tropeços recentes no Italiano. Aposto em empate. Palpite: 1 x 1.

Libertadores: os cinco brasucas em ação nesta semana

Pela primeira vez na Taça Libertadores deste ano, os cinco representantes brasileiros jogarão na mesma semana.

O primeiro dos nossos representantes a entrar em ação será o Internacional, que estreia em casa contra o Emelec, do Equador, nesta terça-feira (23/02), às 21:50 (de Brasília), em jogo do Grupo 5. Destaque para a estreia do goleiro argentino Pato Abbondanzieri no gol colorado.

Amanhã (24/02), três brasucas entram em ação.

O primeiro será o Cruzeiro, que estreia frente à sua torcida no Mineirão, às 19:30, contra o Colo-Colo, do Chile, em jogo do Grupo 7.

Depois, as estreias de Flamengo e Corinthians, ambos em casa, às 21:50. O Rubro-Negro jogará contra o Universidad Católica, do Chile, em partida válida pelo Grupo 8. Já o Timão recebe o Racing de Montevidéu (Uruguai), em jogo do Grupo 1.

Na quinta-feira (25/02), entra em ação o único brasileiro a jogar fora de casa nesta semana: o São Paulo vai à Colômbia enfrentar o Once Caldas (surpreendente campeão da Libertadores de 2004 em cima do Boca Juniors), às 21:10, em jogo do Grupo 2.

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Vampeta é o novo técnico do Nacional-SP

O ex-volante Vampeta é o novo técnico do Nacional, equipe da zona oeste de São Paulo. Ele foi apresentado na manhã desta segunda-feira no Estádio Nicolau Alayon.

A chegada do pentacampeão mundial à equipe é resultado da parceria entre Corinthians e Nacional, que disputará a partir de maio a Série B do Campeonato Paulista, a quarta divisão.

O time alvinegro cederá alguns jogadores que atuaram na última campanha da Copa São Paulo de Futebol Júnior, como o zagueiro André Vinicíus e o meia Jádson.

Os treinos no Nacional devem começar ainda nesta semana.

Fonte: ESPN Brasil

Liga Sagres: agora é o último terço

Já foram disputadas 20 das 30 rodadas do Campeonato Português, a Liga Sagres.

Ou seja, já se foram dois terços da liga lusa.

E parece que há uma briga vermelha pelo título: o Benfica tem 49 pontos, um a mais que o Braga.

O Porto é o terceiro colocado, com 43.

Em quarto, está o tradicional Sporting de Lisboa, já virtualmente fora da briga pelo título, 20 pontos atrás do Benfica.

O time de Anderson Polga e Liedson briga mesmo é por vaga na Liga Europa (4º e 5º lugares). Além dos Leões, o União de Leiria e o Vitória de Guimarães (ambos com 27 pontos) e os rivais Marítimo e Nacional da Madeira e o Paços Ferreira (todos com 26 pontos) também sonham com uma vaga na segunda competição europeia da próxima temporada, visto que Benfica, Braga e Porto devem ficar com as três vagas destinadas a clubes portugueses na Liga dos Campeões 2010/11.

Já na zona de rebaixamento para a Liga de Honra (segunda divisão, ou Liga Vitalis), estão Belenenses (terceiro time de Lisboa), com 11 pontos, e o Leixões, com 15. Vitória de Setúbal, com 16 pontos, e Olhanense, com 19, também lutam para fugirem da degola.

CE: Fortaleza e Guarany de Sobral decidem 1º turno do Estadual

A final do primeiro turno do Campeonato Cearense já está definida: será Fortaleza x Guarany (Sobral).

Os dois jogos da semifinal foram um confronto envolvendo clubes do interior e o outro, clubes da capital.

Na semifinal do interior, o Guarany empatou no tempo normal com o Horizonte, em casa, por 2 x 2. A classificação veio nos pênaltis, onde o time sobralense venceu por 5 x 4.

Já no confronto da capital, o Fortaleza venceu o Clássico das Cores, contra o Ferroviário, por 1 x 2.

A final será no próximo domingo (28/02), no Castelão. O Tricolor do Pici levou o confronto para a capital ao superar o time de Sobral na classificação geral.

domingo, 21 de fevereiro de 2010

Botafogo vence Vasco e já é finalista do Carioca

O Maracanã viu na tarde de hoje um Clássico em Preto e Branco com primeiro tempo equilibrado, tanto que acabou sem gols.

Mas, na etapa final, o Botafogo garantiu a vitória sobre o Vasco com gols de Fábio Ferreira e de Loco Abreu, sendo que o gol do uruguaio foi de pênalti.

No final, brilhou a estrela de Joel Santana, que tem títulos cariocas com os quatro grandes (inclusive um do Botafogo conquistado em cima do Vasco, em 1997).

O Fogão já está na final do Campeonato Carioca, pelo quinto ano consecutivo, e na Copa do Brasil de 2011 sem depender do ranking. Isso, claro, se não se classificar para a Libertadores, competição que não disputa desde 1996, ano seguinte ao título brasileiro conquistado pelo time de Túlio Maravilha & Cia.

SC: Joinville conquista o primeiro turno do Estadual

Neste domingo, o Joinville Esporte Clube recebeu o Avaí na final do primeiro turno do Campeonato Catarinense.

O time da capital até saiu na frente, com gol de Patric. Mas o JEC, empurrado pela torcida, conseguiu o empate (resultado que lhe dava o título) nos acréscimos da etapa final, com gol de Ricardinho.

No final, muita festa no estádio e nas ruas de Joinville, cidade de maior população e economia de Santa Catarina (à frente de Florianópolis). O título simbólico rendeu ao Tricolor uma vaga na final do campeonato.

Novo Hamburgo surpreende e cala o Beira-Rio

Neste domingo, o Internacional entrou em campo com amplo favoritismo em jogo válido pela semifinal do primeiro turno do Campeonato Gaúcho, a Taça Fernando Carvalho (que leva o nome de seu ex-presidente).

Afinal, o jogo era no Beira-Rio, e o adversário era o Novo Hamburgo.

O Inter até saiu na frente, com gol do uruguaio Bruno Silva. Mas o Noia (como o Novo Hamburgo também é chamado) virou o jogo, com gols de Paulinho e Chicão, este último já nos acréscimos do 2º tempo.

Agora, o Anilado (outro apelido do NH) enfrentará o Grêmio no Olímpico, no próximo domingo.

Ou seja: o primeiro turno do Gauchão já está tingido de azul, pois essa cor também predomina no uniforme do Novo Hamburgo.

Novo uniforme do Flamengo para 2010

O Flamengo apresentou, na semana que passou, os seus novos uniformes, produzidos pela Olympikus, que veste o clube desde o ano passado.

Clique na imagem para ampliar.

Na tradicional camisa rubro-negra, os destaques são para as mangas totalmente pretas e o escudo da CBF com a inscrição “Hexacampeão Brasileiro” (que considera o título de 1987) abaixo, entre o logotipo da Olympikus e o “CRF”. Os calções são brancos e os meiões são rubro-negros.

Já na camisa nº 2, a branca, as duas faixas paralelas (vermelha e preta) dão lugar a uma faixa simples, metade vermelha e metade preta, mais acima da camisa, e com o escudo do clube separando as duas partes. O calção é preto e os meiões são brancos.

O Fla deverá estrear seu novo uniforme na próxima quarta-feira, 24 de fevereiro, contra o Universidad Católica-CHI, no Maracanã, pela Taça Libertadores.

sábado, 20 de fevereiro de 2010

Galo x Raposa agita o Mineirão neste sábado

Neste dia 20 de fevereiro, um clássico promete agitar Minas Gerais.

Estou falando, claro, de Atlético x Cruzeiro, um clássico válido pelo Campeonato Mineiro que pode ser o último do atual Mineirão antes da reforma. Isso se os dois clubes não se enfrentarem pelo mata-mata da competição.

Do lado alvinegro do clássico, está Vanderlei Luxemburgo, que comandou o rival multicampeão de 2003 e conta com os gols de Diego Tardelli e Muriqui.

Do lado celeste, comandado por Adilson Batista, se destacam jogadores como Gilberto e Kléber Gladiador.

Um clássico que promete muito!

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Golaço de falta de goleiro na Segundona Espanhola

Confira neste vídeo o gol de falta do goleiro chileno Claudio Bravo, da Real Sociedad, marcado no último domingo, contra o Gimnàstic de Tarragona, em jogo válido pela Segunda Divisão do Campeonato Espanhol, a Liga Adelante.

Foi o único gol da partida. A Real venceu por 1 x 0.

Bravo já é sondado por clubes maiores, como Barcelona e Real Madrid, e deverá defender o seu país na Copa do Mundo deste ano.

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Muricy é demitido do Palmeiras

O treinador Muricy Ramalho acaba de se despedir do elenco do Palmeiras. Esta decisão veio depois de uma reunião com personagens da política do clube: conselheiros, vice-presidentes e o presidente Luiz Gonzaga Beluzzo.

A decisão da diretoria aconteceu um dia depois da goleada sofrida para o São Caetano, por 4 a 1, em pleno Palestra Itália. Com uma campanha irregular no Campeonato Paulista, o time saiu de campo sob muitas vaias da torcida alviverde.

Atualização (22:00 da quinta-feira, 18/02): O Verdão já anunciou o substituto de Muricy. É o ex-zagueiro Antônio Carlos Zago, que treinava o São Caetano, que curiosamente foi o último adversário do ex-treinador palmeirense.

Fonte: Terra

Um outro Pato na vida do Inter

Em 2006, Alexandre Pato (o apelido vem de sua cidade natal, Pato Branco-PR), de apenas 17 anos, era lançado no time de profissionais do Internacional.

Logo na estreia, contra o Palmeiras em São Paulo, em um jogo na penúltima rodada do Brasileirão daquele ano, foi um dos destaques na goleada colorada (1 x 4).

Semanas depois, conquistou o título mundial.

Em agosto do ano seguinte, Pato deixou o Colorado rumo ao Milan, da Itália, onde só pôde estrear em janeiro de 2008.

Pois agora, quatro anos depois, o Inter contratou um outro Pato.

Trata-se do goleiro Roberto Carlos Abbondanzieri, do Boca Juniors.

O Pato argentino se destacou não só no Boca, mas também fora de seu país, no Getafe da Espanha. No modesto clube de Madri, levou o troféu Zamora (de goleiro menos vazado) da Liga BBVA da temporada 2007/08.

Deixou o Azulón em janeiro do ano passado e voltou para o Boca.

E deve ser inscrito na Libertadores 2010 e disputar a vaga de titular com meu xará Lauro.

Enquete: quem será campeão da Taça Guanabara?

A nova enquete deste blog pergunta: quem será campeão da Taça Guanabara 2010?

De um lado, o Vasco da Gama, que eliminou o Fluminense nos pênaltis; do outro, o Botafogo, que venceu o Flamengo no tempo normal.

E aí, pessoal? Quem vencerá a Taça Guanabara? Vasco ou Bota?

Votem até a meia-noite (sem horário de verão) do próximo domingo, 21 de fevereiro.

----------

ENQUETE ANTERIOR

O Botafogo de Ribeirão Preto irá para as semifinais do Campeonato Paulista? (Total de votos: 2)
  • Se classifica para as semifinais - 1 voto (50%)
  • Irá para o Torneio do Interior - 1 voto (50%)
  • Não se classificará nem para o Torneio do Interior - 0 voto

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

A emoção está de volta nos gramados europeus

Nesta terça-feira de Carnaval recomeça a emoção nos gramados do Velho Continente.

A Liga dos Campeões da Europa está de volta.

E, nesta semana, tem quatro jogos. Confira eles abaixo e meus palpites.

----------

TERÇA-FEIRA, 16/02

Obs.: Jogos às 17:45 (de Brasília).

Lyon (FRA) x Real Madrid (ESP) - Para os franceses, eliminar o Real é lucro. Já o time espanhol tenta passar das oitavas-de-final pela primeira vez em seis temporadas. Meu palpite para o jogo de ida: empate (1 x 1).

Milan (ITA) x Manchester United (ING) - O time de Leonardo, após inúmeros tropeços no Italiano - apesar de ser vice-líder -, recebe um Manchester que tenta recuperar a autoestima, depois da derrota na final da temporada passada. Meu palpite para o jogo de ida: vitória do Milan (2 x 0).

----------

QUARTA-FEIRA, 17/02

Obs.: Jogos às 17:45 (de Brasília).

Porto (POR) x Arsenal (ING) - Confronto repetido da fase de grupos da temporada passada. Os portugueses tentam repetir 2004, quando foram campeões; já os ingleses sonham com o título inédito. Meu palpite para o jogo de ida: vitória do Porto (2 x 1).

Bayern de Munique (ALE) x Fiorentina (ITA) - O Bayern é favorito, obviamente, principalmente pela má campanha dos viola no Italiano. Mas eu aposto numa zebra. Meu palpite para o jogo de ida: vitória da Fiorentina (0 x 1).

----------

Na semana que vem, mais quatro jogos. Destaque para Inter de Milão x Chelsea, o reencontro de José Mourinho com seu ex-clube.

domingo, 14 de fevereiro de 2010

Santos: o Pacaembu lhe traz sorte?

Tudo bem, o nome do clube é Santos, o mesmo de sua cidade localizada no litoral.

E seu estádio fica nessa cidade, a Vila Belmiro.

Mas, de vez em quando, para atrair os seus torcedores residentes na capital, o Peixe transfere seus jogos para o Pacaembu.

Foi o que aconteceu neste domingo de Carnaval. O Santos venceu o Rio Claro, de virada, por 2 x 1, pelo Campeonato Paulista.

O Azulão do interior saiu na frente com gol de Jackson, quase no final do primeiro tempo, aos 39 minutos.

Mas o Alvinegro Praiano conseguiu a virada com gols de André e do grande ídolo do clube em 1995, Giovanni.

O Santos agora é líder isolado do Paulistão, com 19 pontos. Botafogo de Ribeirão Preto (com 17 pontos), Santo André e Corinthians (ambos com 15; o time do ABC leva vantagem nos critérios de desempate) completam o G4, após oito rodadas, faltando 11 para acabar a primeira fase. Dentre os outros grandes, o São Paulo é o quinto, com 14 pontos, e o Palmeiras é o sétimo, com 13.

Na zona de rebaixamento estão Mogi Mirim, Sertãozinho, Monte Azul e a vítima santista de hoje.

Gauchão: quartas-de-final definidas

Ontem foram disputadas as partidas que definiram as quartas-de-final da Taça Fernando Carvalho, o primeiro turno do Campeonato Gaúcho 2010.

Grêmio e Internacional terminaram a primeira fase como líderes de seus grupos.

Confira abaixo os confrontos e os cruzamentos (em azul a chave do Grêmio e em vermelho a do Inter).

Grêmio x Veranópolis
São José/POA x Inter/Santa Maria
Internacional x Juventude
Novo Hamburgo x São Luiz/Ijuí


Observe que só poderá haver Gre-Nal na final. E como o time colorado fez melhor campanha que o tricolor, esse clássico seria no Beira-Rio.

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Nike lança novo uniforme do Brasil para a Copa 2010


A Nike divulgou, nesta sexta-feira, o novo uniforme da Seleção Brasileira que será usado na Copa do Mundo da África do Sul, daqui a quatro meses.

Na tradicional camisa canarinho, a novidade é a gola redonda verde e uma listra no ombro que parte da gola.

A camisa nº 2, a azul, agora tem “pontinhos” amarelos. Os detalhes da camisa amarela são mantidos, só que na camisa azul eles estão em amarelo.

O que o blogueiro achou do novo uniforme da Seleção: A camisa amarela está bonita e simples. Mas a azul está mais feia do que as anteriores com os “pontinhos” já citados.

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Eliminatórias da Eurocopa 2012 - Grupos

Grupo A: Alemanha, Turquia, Áustria, Bélgica, Cazaquistão e Azerbaijão

Grupo B: Rússia, Eslováquia, Irlanda, Macedônia, Armênia e Andorra

Grupo C: Itália, Sérvia, Irlanda do Norte, Eslovênia, Estônia e Ilhas Faroe

Grupo D: França, Romênia, Bósnia, Belarus, Albânia e Luxemburgo

Grupo E: Holanda, Suécia, Finlândia, Hungria, Moldávia e San Marino

Grupo F: Croácia, Grécia, Israel, Letônia, Geórgia e Malta

Grupo G: Inglaterra, Suíça, Bulgária, País de Gales e Montenegro

Grupo H: Portugal, Dinamarca, Noruega, Chipre e Islândia

Grupo I: Espanha, República Tcheca, Escócia, Lituânia e Liechtenstein

----------

Polônia e Ucrânia, como sedes, estão diretamente garantidas na fase final. As outras 51 seleções filiadas à Uefa foram divididas em nove chaves: seis delas (A a F) com seis seleções, e as outras três (G, H e I) com cinco cada.

Classificam-se diretamente para a fase final os primeiros colocados dos grupos e o melhor segundo. Para efeito de comparação, são descartados os resultados contra o último colocado nos grupos com seis países. Os demais segundos colocados disputam a repescagem, que define as quatro vagas restantes.

Os cabeças de chave foram definidos pelo ranking de seleções da Uefa, que considera resultados das últimas três Eliminatórias (Copas do Mundo de 2006 e 2010 e Euro 2008), além das fases finais do Mundial de 2006 e da Euro 2008.

----------

Estão marcados como tags os atuais campeão e vice e os países-sede.

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Novos uniformes de Inter e São Paulo para 2010

O Internacional e o São Paulo, ambos envolvidos na disputa da Taça Libertadores e com material esportivo fornecido pela Reebok, apresentaram nesta semana os seus novos uniformes para a temporada 2010.

----------

Vamos começar pelo Colorado. Guiñazu é o modelo improvisado.

O Inter optou pela simplicidade em sua tradicional camisa vermelha, apenas com uma fina listra branca partindo da gola e atingindo os ombros.

Camisa titular do Internacional 2010:




















A tradicional camisa reserva branca também opta pela simplicidade. Porém, não tem uma fina listra vermelha, ao contrário da fina listra branca da titular.

Segunda camisa do Internacional 2010:





















----------

Agora, vamos mostrar o uniforme do Tricolor Paulista, que já está sendo usado nesta noite contra o Monterrey.

Da esquerda para a direita, em uma única foto: uniformes nº 2, nº 1 e de goleiro.

O uniforme nº 2 está mais listrado em relação aos anos anteriores.

O uniforme principal tem duas antenas que partem da gola, de cores diferentes.



terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Miniguia: Copa do Brasil 2010

Amanhã começa o atalho para a Taça Libertadores de 2011, com o campeão podendo disputar no máximo 12 partidas: a Copa do Brasil, que terá neste ano a sua 22ª edição.

Mais uma vez, os clubes participantes da Libertadores não participarão da Copa do Brasil, devido à coincidência de datas com o torneio continental.

O Grêmio é o único clube que pode ser pentacampeão neste ano (o Cruzeiro está na Libertadores); nenhum clube pode ser tetra ou tri; e quatro clubes (Palmeiras, Fluminense, Sport e Juventude) poderão ser bicampeões.

Confira AQUI o diagrama da competição, que terá sua final em 4 de agosto.

Abaixo, os times grandes, com a relação de adversários e a análise.

----------

ATLÉTICO MINEIRO

Adversário na primeira fase: Juventus-AC
Possíveis adversários na 2ª fase: Brasiliense ou Chapecoense
Mais prováveis adversários nas oitavas-de-final: Sport ou Paraná
Mais prováveis adversários nas quartas-de-final: Santos, Guarani ou Fortaleza
Mais prováveis adversários na semifinal: Grêmio, Fluminense ou Avaí

O Galo quer por que quer o primeiro título da Copa do Brasil, competição onde seu maior rival, o Cruzeiro, é tetracampeão. Vanderlei Luxemburgo, campeão com o rival em 2003, pega um elenco que mantém o artilheiro do futebol brasileiro no ano passado, Diego Tardelli, mas agora conta também com o lateral-esquerdo Leandro (com passagem pela Raposa) e os atacantes Muriqui (ex-Avaí) e Reinaldo (ex-Botafogo).

----------

BOTAFOGO

Adversário na primeira fase: São Raimundo-PA
Possíveis adversários na 2ª fase: Santa Cruz ou América-AM
Mais prováveis adversários nas oitavas-de-final: Bahia ou Atlético-GO
Mais prováveis adversários nas quartas-de-final: Palmeiras, Paysandu ou Atlético-PR
Mais prováveis adversários na semifinal: Vasco, Goiás ou Vitória

Para os botafoguenses, a Copa do Brasil virou obsessão. Nenhum alvinegro não quer ignorá-la. A versão 2010 do Botafogo, comandada por Joel Santana, tem como reforços o lateral-esquerdo Marcelo Cordeiro (ex-Internacional) e o zagueiro Antônio Carlos (ex-Fluminense e Atléticos-PR e GO). Mas a principal atração é a dupla de ataque com sotaque “gringo”: o argentino Herrera e o uruguaio Loco Abreu.

----------

FLUMINENSE

Adversário na primeira fase: Confiança-SE
Possíveis adversários na 2ª fase: Uberaba ou Londrina
Mais prováveis adversários nas oitavas-de-final: Ponte Preta e Portuguesa
Mais prováveis adversários nas quartas-de-final: Grêmio, Avaí e Coritiba
Mais prováveis adversários na semifinal: Santos, Atlético-MG e Sport

O Flu 2010 manteve o artilheiro Fred e o técnico Cuca. E chegaram reforços novos, como o lateral-esquerdo Júlio César (ex-Goiás), destaque do clube esmeraldino no último Brasileirão, e o zagueiro Leandro Euzébio, que também veio do Verdão do Centro-Oeste. A torcida sonha com o bicampeonato, apenas três anos depois de ter conquistado o título.

----------

GRÊMIO

Adversário na primeira fase: Araguaia-MT
Possíveis adversários na 2ª fase: Votoraty-SP e Treze
Mais prováveis adversários nas oitavas-de-final: Avaí e Coritiba
Mais prováveis adversários nas quartas-de-final: Fluminense, Ponte Preta e Portuguesa
Mais prováveis adversários na semifinal: Santos, Atlético-MG e Sport

Para tentar o tão sonhado pentacampeonato da Copa do Brasil, o Tricolor contratou o técnico Silas e os ex-são-paulinos Hugo (meia), Leandro e Borges (atacantes). É um time razoável, acredito que tenha chances de conquistar o caneco.

----------

PALMEIRAS

Adversário na primeira fase: Flamengo-PI
Possíveis adversários na 2ª fase: Potyguar de Currais Novos-RN ou Paysandu
Mais prováveis adversários nas oitavas-de-final: Atlético-PR ou Sampaio Corrêa
Mais prováveis adversários nas quartas-de-final: Botafogo, Bahia ou Atlético-GO
Mais prováveis adversários na semifinal: Vasco, Goiás ou Vitória

O que esperar da versão 2010 do Verdão? Um time razoavelmente bom, que teve como alguns reforços o zagueiro Léo (ex-Grêmio) e o volante Márcio Araújo (ex-Atlético-MG). O técnico Muricy Ramalho, que já ganhou quase todas as competições possíveis, ainda não venceu a Copa do Brasil. Pode ser o primeiro título da competição do treinador.

----------

SANTOS

Adversário na primeira fase: Naviraiense-MS
Possíveis adversários na 2ª fase: Remo ou São Mateus-ES
Mais prováveis adversários nas oitavas-de-final: Guarani ou Fortaleza
Mais prováveis adversários nas quartas-de-final: Atlético-MG, Sport ou Paraná
Mais prováveis adversários na semifinal: Grêmio, Fluminense ou Avaí

A palavra de ordem do técnico Dorival Júnior é a seguinte: a conquista do título. Neymar e Paulo Henrique Ganso, revelações de 2009, continuam no elenco e, para tentar a taça inédita, o Peixe ganhou um novo reforço: a volta de Robinho. A expectativa na Vila Belmiro é alta.

----------

VASCO DA GAMA

Adversário na primeira fase: Sousa-PB
Possíveis adversários na 2ª fase: ASA ou Nacional-AM
Mais prováveis adversários nas oitavas-de-final: Ceará ou Juventude
Mais prováveis adversários nas quartas-de-final: Goiás, Vitória ou Náutico
Mais prováveis adversários na semifinal: Palmeiras, Botafogo ou Atlético-PR

A torcida exige o título. Essa é a frase do momento em São Januário. Com a chegada do novo técnico, Vagner Mancini, e de reforços como o lateral-direito Elder Granja (ex-Sport), o volante Léo Gago (ex-Avaí) e, principalmente, do atacante Dodô (que fez sucesso no Botafogo), a ordem no Vasco é tentar o inédito título. Será que vai?

----------

OUTROS

Além dos sete grandes citados acima, que são os candidatos ao título, eu não poderia descartar como azarões, que correm por fora: Goiás, Atlético-PR, Atlético-GO, Sport, Ceará, Coritiba, Avaí e Vitória.

Podem surpreender: Bahia, Portuguesa, Guarani, Ponte Preta, Fortaleza, Juventude, Brasiliense, Paraná, Paysandu, Remo, Santa Cruz e Náutico.

Já o restante de participantes é de figurantes mesmo.

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Semifinais da Taça Guanabara 2010

Vasco x Fluminense (sábado, 13/02) - Um clássico que promete. Mas, pela primeira vez, com uma curiosidade: a camisa branca do Flu fazendo analogia (ainda que ao contrário) à faixa diagonal da camisa do Vasco. Deixando isso de lado, aposto em vitória tricolor nos pênaltis.

Flamengo x Botafogo (quarta-feira, 17/02) - O Rubro-Negro é favorito. Mas a equipe alvinegra, engasgada pelas derrotas nas três últimas finais, tentará a vingança. Eu aposto em vitória do Fla.

Libertadores: agora começa para valer

A Taça Santander Libertadores de 2010, que completa 50 anos de existência neste ano, começa para valer nesta semana.

Com dois participantes da fase de grupos ainda indefinidos - ambos se definirão em confrontos envolvendo rubro-negros argentinos, Colón x Universidad Católica-CHI (vencedor irá para o grupo do Flamengo; primeiro jogo em Santa Fé com vitória do Sabalero por 3 x 2) e Newell's Old Boys x Emelec-EQU (vencedor será do grupo do Internacional; primeiro jogo em Rosario, 0 x 0). Os jogos de volta serão nesta semana.

Mas os outros grupos já estão definidos. Confira a análise de cada um deles abaixo.

Excepcionalmente, neste ano se classificam os campeões de cada grupo e os seis melhores segundos colocados (os dois piores não se classificam). Os times mexicanos Chivas Guadalajara e San Luis, eliminados automaticamente no ano passado devido ao surto de gripe suína, ganharão nova chance neste ano na fase de mata-mata.

A ausência dos sempre temidos times argentinos Boca Juniors e River Plate aumenta as chances dos times brasileiros, que neste ano tentarão com tudo o caneco.

Serão analisados apenas os grupos com times brasileiros.

----------

GRUPO 1

CORINTHIANS (São Paulo, Brasil) - No ano do centenário, a Libertadores é prioridade máxima. Com as chegadas de reforços como Roberto Carlos, Iarley e Danilo, e também com Ronaldo (se o Fenômeno estiver em forma), o Timão vai com tudo em busca do primeiro título continental.

Cerro Porteño (Assunção, Paraguai) - Um dos times mais tradicionais do Paraguai também sofre com a falta de títulos, apesar de ser um dos clubes com mais participações em Libertadores.

Independiente (Medellín, Colômbia) - Adversário do São Paulo no ano passado, o DIM voltará à capital paulista, desta vez para jogar no Pacaembu. O seu rival local, o Atlético Nacional, não estará nesta edição da Libertadores, o que deve aumentar a moral.

Racing (Montevidéu, Uruguai) - O pequeno clube da capital charrua é estreante em Libertadores. Passar de fase já seria uma verdadeira honra.

----------

GRUPO 2

SÃO PAULO (Brasil) - Chegaram reforços como Marcelinho Paraíba, Léo Lima e a volta de Cicinho. O Tricolor vai tentar o tetracampeonato (e, juntamente com o Cruzeiro, é um dos times brasileiros que estreia nesta semana).

Monterrey (México) - O time da terceira maior cidade mexicana tentará de tudo para obter a vaga, apesar do favoritismo do São Paulo.

Nacional (Assunção, Paraguai) - Atenção, são-paulinos! Estamos falando do Nacional do Paraguai, não o do Uruguai, o mais tradicional. Não deve assustar muito a vida do Tricolor.

Once Caldas (Manizales, Colômbia) - O surpreendente campeão de 2004 tentará a façanha do bicampeonato. Mas o time atual é mais fraco se comparado àquele.

----------

GRUPO 5

INTERNACIONAL (Porto Alegre, Brasil) - Chegaram Thiago Humberto (ex-Barueri), Nei (ex-Atlético-PR), o técnico uruguaio Jorge Fossati (ex-LDU)... não há motivos para os colorados se preocuparem. Ainda mais com os dois adversários do Inter que eu citarei a seguir.

Cerro (Montevidéu, Uruguai) - Outro pequeno uruguaio que enfrentará um time brasileiro, assim como o Racing. Não deve assustar. Se passar para o mata-mata, já estará bom demais, ainda mais se o adversário indefinido for o Newell's.

Deportivo Quito (Equador) - Como ex-treinador da LDU que é, Fossati sabe bem o que é jogar contra esse time. Deve brigar por vaga no mata-mata.

+ Emelec (Guayaquil, Equador) ou Newell's Old Boys (Rosario, Argentina)

----------

GRUPO 7

CRUZEIRO (Belo Horizonte, Brasil) - Depois do que aconteceu na final do ano passado, quando perdeu para o Estudiantes de virada em pleno Mineirão, o time celeste entra com tudo em busca do tricampeonato. As chegadas de Pedro Ken e Anderson Lessa provam que o ataque do time de Adilson Batista está mais forte neste ano.

Colo-Colo (Santiago, Chile) - No ano passado, a eliminação para o Palmeiras nos minutos finais foi um "balde de água fria". Neste ano, o objetivo é fazer uma campanha melhor do que a de 2009.

Deportivo Italia (Caracas, Venezuela) - O time da colônia italiana na Venezuela, que já há algum tempo não participava da Libertadores, irá tentar brigar por vaga no mata-mata.

Vélez Sársfield (Buenos Aires, Argentina) - O tradicional (embora não grande) clube portenho completou 100 anos em janeiro. Para presentear a torcida, nada mais que a luta pelo segundo título da competição.

----------

GRUPO 8

FLAMENGO (Rio de Janeiro, Brasil) - Com o "Império do Amor" (Adriano e Vagner Love) no ataque, tudo é possível para o Rubro-Negro. Para tentar o segundo título da competição, o Fla precisará e bem contar com o apoio da torcida no Maracanã.

Caracas (Venezuela) - No ano passado, chegou às quartas-de-final, sendo eliminado pelo Grêmio. Repetir a façanha agora é mais difícil, mas o time tentará surpreender.

Universidad do Chile (Santiago, Chile) - Em 2009, o clube foi eliminado por brasileiros tanto na Libertadores (Cruzeiro) quanto na Copa Sul-Americana (Fluminense). E se depara com um dos nossos clubes já na fase de grupos. Mas o objetivo é surpreender.

+ Con (Santa Fé, Argentina) ou Universidad Católica (Santiago, Chile)

Enquete: o Botafogo de Ribeirão se classificará para as semifinais do Paulistão?

Sabe aquele time do interior paulista, com uniforme parecido com o do São Paulo e o mesmo nome de um clube carioca, onde já foram revelados vários jogadores (o goleiro Doni, atualmente na Roma da Itália; o lateral-direito Cicinho, que está de volta ao Tricolor da capital paulista para disputar a Libertadores; e o atacante Leandro, hoje no Grêmio)?

Estou falando do Botafogo, de Ribeirão Preto, sensação do Campeonato Paulista.

Após 7 rodadas, o Foguinho é vice-líder, perdendo a liderança para o Santos no saldo de gols (ambos têm 16 pontos). Corinthians e Ponte Preta, ambos com 14 pontos, completam o G4.

Curiosamente, os atuais integrantes do G4 são os mesmos quatro primeiros do Paulistão de 2001 (quando o Corinthians foi campeão e o Botafogo foi vice).

A nova enquete deste blog pergunta: O Botafogo se classificará mesmo para as semifinais do Paulistão?
  • Sim, entre os quatro primeiros
  • Irá para o Torneio do Interior
  • Não se classificará nem para o Torneio do Interior

A votação irá até a meia-noite (horário de Brasília) do próximo domingo, 14 de fevereiro.

----------

ENQUETE ANTERIOR

Você aprova a realização de clássicos de capitais no interior? (Total de votos: 3)
Sim - 2 (67%)
Não - 1 (33%)

domingo, 7 de fevereiro de 2010

Santa Cruz: situação se complica no Estadual

O Santa Cruz segue colecionando insucessos no Campeonato Pernambucano.

Hoje, o Tricolor empatou em casa com o Ypiranga, time com mascote curioso (uma máquina de costura) e do ex-coral Rosembrick, em pleno Mundão do Arruda, por 1 x 1.

No momento, o Santa é apenas o 6º colocado no Estadual e não estaria classificado para o Brasileiro da Série D se a primeira fase do certame terminasse hoje.

As vagas na competição nacional seriam do próprio adversário tricolor deste domingo e da Cabense. Se classificam os dois melhores times fora Sport e Náutico (que estão na Série B) e Salgueiro (Série C).

sábado, 6 de fevereiro de 2010

Clássicos pelo Brasil neste domingo

Remo x Paysandu (PA) - É o clássico dos invictos. O time azulino busca manter os 100% de aproveitamento (9 pontos em 3 jogos); já os bicolores, também invictos e com dois pontos e o mesmo número de jogos que o rival, tentam quebrar a invencibilidade remista.

Treze x Campinense (PB) - As duas equipes chegam ao clássico de Campina Grande com 10 pontos em 4 pontos. Quem vencer se isola na liderança. Quem perder poderá ser ultrapassado pelo Botafogo, que tem 9 pontos e também fará clássico (o da capital João Pessoa) contra o Auto Esporte.

Atlético x Vila Nova (GO) - O Dragão chega a este clássico em segundo lugar, com um ponto a mais que o Colorado. Os rubro-negros tentarão superar o Crac e chegar à liderança; já o Vila só pode se igualar ao time do interior em pontos ao final desta rodada.

América x ABC (RN) - O Alvinegro, líder do turno com 10 pontos em 4 jogos, chega em melhor situação a este que poderá ser o último Clássico-Rei de Natal no Machadão. Já o Mecão, com apenas 5 pontos, precisa da vitória para ainda sonhar em alcançar o rival.

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Mesmo contestado, Simon será o árbitro brasileiro na Copa 2010

O comitê de arbitragem da Fifa divulgou nesta sexta-feira, em Zurique, na Suíça, os 30 árbitros e seus respectivos assistentes que vão trabalhar na Copa do Mundo a partir do próximo dia 11 de junho. Representando o Brasil, estará o gaúcho Carlos Eugênio Simon, que terá como auxiliares Altemir Haussman e Roberto Braatz.

Apesar de ter seu nome bastante contestado após a disputa do último Brasileirão, quando chegou a ser afastado após anular erroneamente um gol do Palmeiras diante do Fluminense, Simon se torna o primeiro juiz tupiniquim a participar de três Mundiais. Antes dele, que tinha apitado nas edições de 2002 e 2006, Arnaldo Cézar Coelho fora para as Copas de 1978 e 1982, Armando Marques para os de 1966 e 1974 e Mário Vianna esteve presente em 1950 e 1954.

Fonte: Globoesporte.com

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Corinthians estreia nova camisa com derrota; Botafogo segue líder do Paulistão

O Corinthians estreou, ontem, diante da Ponte Preta, em Campinas, o seu novo uniforme, e trouxe azar.

A Macaca venceu por 2 x 1, de virada. O time da capital saiu na frente com gol de Jucilei, e Fabiano Gadelha e Finazzi fizeram os gols do time da casa.

O São Paulo se aproveitou do tropeço do rival e goleou o São Caetano, no Morumbi, por 3 x 0 - gols de Washington, Dagoberto e Hernanes. Agora, o Tricolor está empatado com o Timão com 11 pontos.

Os outros grandes jogam hoje: o Palmeiras (8º, com 8 pontos) recebe a Portuguesa; e o Santos vai ao ABC enfrentar o Santo André.

O Peixe, aliás, é o único que pode alcançar o Botafogo na liderança. Ontem, o time de Ribeirão Preto goleou o Barueri por 0 x 4, e chegou a 13 pontos.

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

SANTA CRUZ Futebol Clube: 96 anos!

Hoje, o Santa Cruz de Recife (PE) completa 96 anos de existência.

Dono de uma apaixonada e fanática torcida, que lota o Mundão do Arruda até na Série D, o Tricolor, o mais novo dos três grandes clubes da capital pernambucana, comemora seu aniversário com um clássico em casa, contra o Sport, pelo Estadual.

Parabéns, Santa Cruz!

Mais informações sobre o clube: site oficial e Wikipédia.

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Corinthians lança terceiro uniforme

Na imagem acima, o lateral-direito Alessandro veste o terceiro uniforme do Corinthians para esta temporada, a do centenário do clube (clique para ampliar).
.
A camisa é preta com uma cruz roxa contornada de dourado, e a parte vermelha do escudo também se torna dourada.
.
A estreia da nova camisa será amanhã, no jogo contra a Ponte Preta, pelo Campeonato Paulista.
.
Confira meu comentário sobre ela no Twitter. E complementando o comentário: se eu fosse corintiano, eu não compraria ela, de tão horrorosa que é. Com esse patrocínio aí (que é o mesmo do Goiás), fica mais feia ainda.
.
O Timão lançará os novos uniformes 1 e 2 (esperamos que sem listras finas pretas na camisa branca e com listras brancas na camisa preta, como manda a tradição, que foi desrespeitada em 2008) em maio e uma nova 3ª camisa, comemorativa do centenário, em setembro, mês em que o Alvinegro do Parque São Jorge completa 100 anos de existência.

São Luiz de Ijuí: quais os segredos?

Ijuí é uma cidade gaúcha com cerca de 80 mil habitantes, a cerca de 400 km de Porto Alegre.

Lá nasceram várias personalidades ligadas ao futebol, como Paulo Baier, Paulo Bonamigo e o técnico da Seleção, Dunga.

Mas o que tem deixado seus moradores orgulhosos é o bom início de temporada de seu time de futebol, o São Luiz.

Tem a melhor campanha do Campeonato Gaúcho até agora: lidera o Grupo 2 com 13 pontos, empatado com Internacional e São José, superando os dois times da capital no saldo de gols.

Na cidade, já não se fala mais em rebaixamento. Se fala na conquista do título do interior, em vaga na Série D do Brasileirão ou até mesmo na Copa do Brasil de 2011.

Mas, amanhã, o São Luiz vai enfrentar seu adversário mais perigoso nesta primeira fase do primeiro turno do Gauchão: o Grêmio, no Olímpico.

Em março, já pelo segundo turno, o Inter jogará no Estádio 19 de Outubro, o “caldeirão” alvirrubro. Espera-se um estádio lotado.

No último jogo em casa, o São Luiz aplicou 5 x 0 no Porto Alegre, no último sábado.

Este blogueiro conversou com um amigo pessoal que nasceu em Ijuí e assiste a jogos do São Luiz, e ele disse: “Ijuí está orgulhosa do São Luiz. A vaga na Série D seria uma grande conquista, para um clube que entrou na competição para brigar para não cair”.

Os segredos do clube, como dito no título da postagem, creio que são os seguintes:
- Boa preparação para o Gauchão;
- Diretoria competente;
- E jogadores esforçados.

São Luiz, um motivo de orgulho para Ijuí! Mas agora, tem que tomar cuidado, pois a concorrência com os outros times do interior e os da capital é forte!

PC Gusmão volta ao Ceará

O técnico René Simões já foi avisado de que não permanecerá como treinador do Clube.

O técnico Paulo César Gusmão está mesmo de volta ao Ceará Sporting Club para a temporada 2010. Após pouco mais de um mês do anúncio de que não permaneceria no comando técnico da equipe que subiu para a Série A do Campeonato Brasileiro a direção do Clube se rendeu aos apelos do conselheiro André Figueiredo e definiu pelo retorno do treinador.

Foi na 4ª rodada do Campeonato Brasileiro que Paulo César Gusmão assumiu o Ceará, a equipe chegou a estar na lanterna da competição, mas acabou se recuperando e terminou na 3ª colocação, que deu ao Vovô a volta a Série A do Campeonato Brasileiro. Sua não permanência se deveu a um choque de opiniões com a direção do Clube e o impasse final foi quanto ao salário dos dois membros da sua comissão técnica, Jorge Sóter e Acácio.

A decisão do retorno de Paulo César Gusmão ao comando do Ceará começou em uma reunião na manhã desta segunda-feira, 1, mas a definição final só veio à noite. O técnico René Simões já foi confirmado de que deixa o cargo de treinador do Ceará. Em sete jogos sob comando de René Simões a equipe Alvinegra somou sete pontos, foram duas vitórias, quatro derrotas e um empate, no Clássico Rei (contra o Fortaleza).

Na tarde desta terça-feira, 2, os atletas do Ceará retornam aos trabalhos no Vovozão e já deverá ter o treinador Paulo César Gusmão e seus assistentes dirigindo a equipe. Na próxima quinta-feira, 2, o técnico estará de novo a borda do gramado quando o Ceará volta a campo para enfrentar o Limoeiro fora de seus domínios.

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Vasco é o clube brasileiro com maior dívida em 2009

Não é de hoje que os clubes brasileiros lutam para sair do vermelho. Venda de atletas, aumento no preço dos ingressos e outras medidas que desagradam o torcedor são tomadas com certa frequência por instituições que claramente não conseguem equilibrar suas contas, seja por inexperiência ou por irresponsabilidade de seus dirigentes.

Segundo dados fornecidos pela consultoria Casual Auditores ao site Futebol Finance, as finanças dos clubes brasileiros seguem demonstrando fragilidade. Apenas um terço dos times da Série A conseguiram fechar 2009 com saldo positivo. Mesmo com receitas anuais maiores e a Timemania, as dívidas seguem aumentando no futebol nacional.

No último ano, o Vasco conseguiu desbancar o Flamengo e assumiu o posto de clube brasileiro com maior dívida. Fla e Fluminense vêm na sequência. Veja abaixo a relação dos clubes que estão com a “corda no pescoço”.

Dívidas dos clubes brasileiros em 2009:
1º Vasco - R$ 377.854.000
2º Flamengo - R$ 333.328.000
3º Fluminense - R$ 320.721.000
4º Atlético-MG - R$ 283.334.000
5º Botafogo - R$ 265.424.000
6º Corinthians - R$ 255.164.000
7º Palmeiras - R$ 197.229.000
8º Internacional - R$ 176.906.000
9º Santos - R$ 175.565.000
10º Portuguesa - R$ 155.568.000
11º Grêmio - R$ 154.638.000
12º São Paulo - R$ 148.380.000
13º Cruzeiro - R$ 131.578.000
14º Vitória - R$ 91.313.000
15º Coritiba - R$ 52.994.000
16º Náutico - R$ 49.857.000
17º Atlético-PR - 37.028.000
18º Paraná - R$ 27.303.000
19º Figueirense - R$ 10.940.000
20º São Caetano - R$ 3.137.000
21º Barueri - R$ 539.000

Fonte: Yahoo

Caiçara x Comercial: rivalidade grande em cidade pequena

A cidade de Campo Maior fica localizada no centro-norte do Piauí, a 84 km da capital, Teresina.

Ela tem apenas 46.068 habitantes.

E é uma das poucas cidades brasileiras com menos de 50 mil habitantes com mais de um time de futebol profissional.

Lá, há dois clubes: Caiçara e Comercial.

Nenhum deles têm títulos estaduais, mas o Colorado tem três vice-campeonatos contra apenas um dos azulinos.

O Caiçara, aliás, é o time que sofreu a maior goleada da história da Copa do Brasil: 11 x 0 do Atlético-MG em 1991.

Campo Maior, PI: uma cidade pequena, mas com uma grande rivalidade protagonizada por Caiçara e Comercial! E um estádio que lota nos clássicos!

----------

Atualização (quarta-feira, 17/03): O Caiçara desistiu do Campeonato Piauiense deste ano, por problemas financeiros. Com isso, apenas o Comercial está representando a cidade de Campo Maior no Estadual de 2010.