segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Libertadores: agora começa para valer

A Taça Santander Libertadores de 2010, que completa 50 anos de existência neste ano, começa para valer nesta semana.

Com dois participantes da fase de grupos ainda indefinidos - ambos se definirão em confrontos envolvendo rubro-negros argentinos, Colón x Universidad Católica-CHI (vencedor irá para o grupo do Flamengo; primeiro jogo em Santa Fé com vitória do Sabalero por 3 x 2) e Newell's Old Boys x Emelec-EQU (vencedor será do grupo do Internacional; primeiro jogo em Rosario, 0 x 0). Os jogos de volta serão nesta semana.

Mas os outros grupos já estão definidos. Confira a análise de cada um deles abaixo.

Excepcionalmente, neste ano se classificam os campeões de cada grupo e os seis melhores segundos colocados (os dois piores não se classificam). Os times mexicanos Chivas Guadalajara e San Luis, eliminados automaticamente no ano passado devido ao surto de gripe suína, ganharão nova chance neste ano na fase de mata-mata.

A ausência dos sempre temidos times argentinos Boca Juniors e River Plate aumenta as chances dos times brasileiros, que neste ano tentarão com tudo o caneco.

Serão analisados apenas os grupos com times brasileiros.

----------

GRUPO 1

CORINTHIANS (São Paulo, Brasil) - No ano do centenário, a Libertadores é prioridade máxima. Com as chegadas de reforços como Roberto Carlos, Iarley e Danilo, e também com Ronaldo (se o Fenômeno estiver em forma), o Timão vai com tudo em busca do primeiro título continental.

Cerro Porteño (Assunção, Paraguai) - Um dos times mais tradicionais do Paraguai também sofre com a falta de títulos, apesar de ser um dos clubes com mais participações em Libertadores.

Independiente (Medellín, Colômbia) - Adversário do São Paulo no ano passado, o DIM voltará à capital paulista, desta vez para jogar no Pacaembu. O seu rival local, o Atlético Nacional, não estará nesta edição da Libertadores, o que deve aumentar a moral.

Racing (Montevidéu, Uruguai) - O pequeno clube da capital charrua é estreante em Libertadores. Passar de fase já seria uma verdadeira honra.

----------

GRUPO 2

SÃO PAULO (Brasil) - Chegaram reforços como Marcelinho Paraíba, Léo Lima e a volta de Cicinho. O Tricolor vai tentar o tetracampeonato (e, juntamente com o Cruzeiro, é um dos times brasileiros que estreia nesta semana).

Monterrey (México) - O time da terceira maior cidade mexicana tentará de tudo para obter a vaga, apesar do favoritismo do São Paulo.

Nacional (Assunção, Paraguai) - Atenção, são-paulinos! Estamos falando do Nacional do Paraguai, não o do Uruguai, o mais tradicional. Não deve assustar muito a vida do Tricolor.

Once Caldas (Manizales, Colômbia) - O surpreendente campeão de 2004 tentará a façanha do bicampeonato. Mas o time atual é mais fraco se comparado àquele.

----------

GRUPO 5

INTERNACIONAL (Porto Alegre, Brasil) - Chegaram Thiago Humberto (ex-Barueri), Nei (ex-Atlético-PR), o técnico uruguaio Jorge Fossati (ex-LDU)... não há motivos para os colorados se preocuparem. Ainda mais com os dois adversários do Inter que eu citarei a seguir.

Cerro (Montevidéu, Uruguai) - Outro pequeno uruguaio que enfrentará um time brasileiro, assim como o Racing. Não deve assustar. Se passar para o mata-mata, já estará bom demais, ainda mais se o adversário indefinido for o Newell's.

Deportivo Quito (Equador) - Como ex-treinador da LDU que é, Fossati sabe bem o que é jogar contra esse time. Deve brigar por vaga no mata-mata.

+ Emelec (Guayaquil, Equador) ou Newell's Old Boys (Rosario, Argentina)

----------

GRUPO 7

CRUZEIRO (Belo Horizonte, Brasil) - Depois do que aconteceu na final do ano passado, quando perdeu para o Estudiantes de virada em pleno Mineirão, o time celeste entra com tudo em busca do tricampeonato. As chegadas de Pedro Ken e Anderson Lessa provam que o ataque do time de Adilson Batista está mais forte neste ano.

Colo-Colo (Santiago, Chile) - No ano passado, a eliminação para o Palmeiras nos minutos finais foi um "balde de água fria". Neste ano, o objetivo é fazer uma campanha melhor do que a de 2009.

Deportivo Italia (Caracas, Venezuela) - O time da colônia italiana na Venezuela, que já há algum tempo não participava da Libertadores, irá tentar brigar por vaga no mata-mata.

Vélez Sársfield (Buenos Aires, Argentina) - O tradicional (embora não grande) clube portenho completou 100 anos em janeiro. Para presentear a torcida, nada mais que a luta pelo segundo título da competição.

----------

GRUPO 8

FLAMENGO (Rio de Janeiro, Brasil) - Com o "Império do Amor" (Adriano e Vagner Love) no ataque, tudo é possível para o Rubro-Negro. Para tentar o segundo título da competição, o Fla precisará e bem contar com o apoio da torcida no Maracanã.

Caracas (Venezuela) - No ano passado, chegou às quartas-de-final, sendo eliminado pelo Grêmio. Repetir a façanha agora é mais difícil, mas o time tentará surpreender.

Universidad do Chile (Santiago, Chile) - Em 2009, o clube foi eliminado por brasileiros tanto na Libertadores (Cruzeiro) quanto na Copa Sul-Americana (Fluminense). E se depara com um dos nossos clubes já na fase de grupos. Mas o objetivo é surpreender.

+ Con (Santa Fé, Argentina) ou Universidad Católica (Santiago, Chile)

Nenhum comentário:

Postar um comentário