domingo, 23 de agosto de 2009

Série B: análise da primeira metade da competição - Parte 2

Agora, vamos à segunda parte da análise do primeiro turno da Série B do Brasileirão, time por time, e o que esperar de cada equipe no returno.

Para ler a primeira parte, clique AQUI.

Começa com o Fortaleza e termina com o Vila Nova.

----------

FORTALEZA

O Leão do Pici começou a Série B como um dos favoritos ao acesso, depois de ter conquistado o tricampeonato estadual e ser eliminado pelo Flamengo nas oitavas-de-final da Copa do Brasil. Mas a torcida tricolor não esperava um desempenho ruim do time neste turno. Tropeços inesperados em casa (como o empate com o Duque de Caxias e a derrota para o Bragantino) e uma péssima campanha como visitante deixam o time tricolor numa situação complicada ao final do primeiro turno.

Adversários em jogos em casa no returno: Portuguesa, ABC, Campinense, Ipatinga, Figueirense, Atlético-GO, Vasco, Ponte Preta e São Caetano.
Adversários em jogos fora de casa no returno: Guarani, Brasiliense, Duque de Caxias, Juventude, Ceará, América-RN, Bragantino, Bahia, Vila Nova e Paraná.

Meu palpite para a classificação final: 14º. Antes do campeonato começar, o Fortaleza era mais cotado para o acesso que seu rival Ceará. Mas eu acredito que o Tricolor escape do rebaixamento e faça confronto estadual com o Icasa na Série B 2010.

----------

GUARANI

O Bugre surpreendeu a todos no primeiro turno. Esteve sempre entre os primeiros colocados e liderou boa parte do turno, só perdendo a liderança nas últimas rodadas. Perdeu cinco de seus últimos oito jogos, entre eles dois em casa, para Paraná e Atlético-GO.

Adversários em jogos em casa no returno: Fortaleza, Campinense, Figueirense, Ponte Preta, Vila Nova, Duque de Caxias, ABC, Portuguesa, Ipatinga e Juventude.
Adversários em jogos fora de casa no returno: América-RN, Bragantino, Vasco, São Caetano, Brasiliense, Paraná, Atlético-GO, Ceará e Bahia.

Meu palpite para a classificação final: . Acredito que a queda de rendimento do final do turno continuará no returno, e o time não subirá.

----------

IPATINGA

Após conseguir o acesso à elite do Campeonato Mineiro, o Tigre do Vale do Aço tem feito campanha irregular na Série B. No returno, deverá mesmo é lutar contra o rebaixamento. Porque um novo acesso para a Série A, a exemplo de 2007, deve ser muito difícil.

Adversários em jogos em casa no returno: Figueirense, Ponte Preta, Bragantino, Bahia, ABC, Paraná, Juventude, Ceará, Atlético-GO e Vasco.
Adversários em jogos fora de casa no returno: Vila Nova, Campinense, Portuguesa, Fortaleza, Duque de Caxias, Brasiliense, São Caetano, Guarani e América-RN.

Meu palpite para a classificação final: 13º. Para um time que disputou recentemente a Segundona do seu estadual, permanecer na Série B nacional ficaria de bom tamanho. E eu acredito que o Ipatinga permaneça na Segundona nacional em 2010.

---------

JUVENTUDE

Era figurinha carimbada na Série A até 2007, quando foi rebaixado. No primeiro ano na Série B, não conseguiu retornar à elite. Neste primeiro turno, o Juventude não tem feito boa campanha nem em casa, onde perdeu para Vasco e São Caetano. Fora, o time também não tem bom rendimento. Permanecer na Série B já ficaria de bom tamanho para o time de Caxias do Sul.

Adversários em jogos em casa no returno: Duque de Caxias, Brasiliense, Fortaleza, Ponte Preta, Campinense, América-RN, Bahia, Portuguesa e Atlético-GO.
Adversários em jogos fora de casa no returno: Ceará, ABC, Paraná, Bragantino, Vila Nova, Figueirense, Ipatinga, Vasco, São Caetano e Guarani.

Meu palpite para a classificação final: 16º. Acredito que a torcida alviverde vai sofrer, mas no final vai acabar celebrando a permanência na Série B.

----------

PARANÁ CLUBE

O Tricolor de Curitiba começou a competição com o objetivo de voltar a Série A, onde esteve até 2007. Mas alguns maus resultados em casa (como as derrotas para Brasiliense e ABC e o empate com o Ceará) desiludiram a torcida paranista. Neste returno, o objetivo principal é fugir do rebaixamento.

Adversários em jogos em casa no returno: Bahia, América-RN, Juventude, Figueirense, Portuguesa, Atlético-GO, Guarani, Duque de Caxias, Campinense e Fortaleza.
Adversários em jogos fora de casa no returno: Ponte Preta, Vasco, Ceará, Brasiliense, Ipatinga, São Caetano, ABC, Bragantino e Vila Nova.

Meu palpite para a classificação final: 12º. Acredito que o Paraná não deve correr grandes riscos de rebaixamento e deve escapar da degola sem tanto sofrimento.

----------

PONTE PRETA

A Macaca de Campinas entrou na Série B como uma das favoritas ao acesso. Mas algumas derrotas em casa, como para o arquirrival Guarani e o Ipatinga, comprometeram a campanha ponte-pretana. Fora de casa, a Ponte é um time irregular: venceu algumas, como contra o América-RN, e perdeu, por exemplo, para Vasco e Brasiliense.

Adversários em jogos em casa no returno: Paraná, Atlético-GO, São Caetano, América-RN, Vasco, Bragantino, Brasiliense, Bahia e Ceará.
Adversários em jogos fora de casa no returno: ABC, Ipatinga, Portuguesa, Guarani, Juventude, Campinense, Figueirense, Vila Nova, Fortaleza e Duque de Caxias.

Meu palpite para a classificação final: . A “maldição de Rondônia” da Copa do Brasil, que pegou o clube de surpresa quando a Ponte enfrentou o Vilhena-RO pela primeira fase da competição nacional em mata-mata, não deve acontecer com a Macaca. Está longe da zona de rebaixamento, mas creio que o time campineiro deve amargar mais um ano na Série B em 2010.

----------

PORTUGUESA

A Lusa entrou nesta Série B como uma das maiores candidatas ao acesso, juntamente com o Vasco. Estava brigando pelo seu objetivo até quando venceu o Guarani em casa, na 14ª rodada. Daí, saiu da briga pelas primeiras colocações após o péssimo final de turno, conquistando apenas um ponto nos últimos cinco jogos. Mas a torcida lusitana ainda acredita na reação do time.

Adversários em jogos em casa no returno: Vila Nova, Figueirense, Ponte Preta, Ipatinga, Bragantino, São Caetano, Ceará, ABC, Duque de Caxias e Campinense.
Adversários em jogos fora de casa no returno: Fortaleza, Bahia, Brasiliense, Paraná, Atlético-GO, América-RN, Guarani, Juventude e Vasco.

Meu palpite para a classificação final: . Brigará pelo acesso até as rodadas finais, mas creio que não subirá para a elite.

----------

SÃO CAETANO

O Azulão teve um início de competição muito ruim, ficando várias rodadas na zona de rebaixamento. Mas a partir da 11ª rodada, quando goleou o ABC fora de casa, o time iniciou a reação. Termina o turno bem próximo do G4.

Adversários em jogos em casa no returno: Bragantino, Vila Nova, Vasco, Ceará, Guarani, ABC, Paraná, Ipatinga, Juventude e Figueirense.
Adversários em jogos fora de casa no returno: Bahia, América-RN, Ponte Preta, Atlético-GO, Portuguesa, Duque de Caxias, Campinense, Brasiliense e Fortaleza.

Meu palpite para a classificação final: . Com uma grande arrancada na segunda metade do primeiro turno, creio que manterá a regularidade no returno e a torcida comemorará a sua volta à Série A depois de três anos na Segundona.

----------

VASCO DA GAMA

A atração maior da Série B, assim como o Grêmio em 2005, o Atlético-MG em 2006 e o Corinthians ano passado... e todos esses acabaram campeões, apesar de que quando o tricolor gaúcho venceu a competição não era por pontos corridos. Mas o time cruzmaltino, apesar de três vencido seus três primeiros jogos na Segundona, teve um jejum de vitórias de seis jogos (começou com a derrota para o Paraná fora de casa e continuou com cinco empates - quatro deles sem gols). Mas, a partir da 10ª rodada, quando venceu a Ponte Preta, a equipe de São Januário iniciou sua arrancada rumo ao título simbólico de campeão do primeiro turno, o que acabou se confirmando com sua goleada sobre o Ipatinga na última rodada do turno. A campanha do time treinado por Dorival Júnior no primeiro turno da Série B 2009 é praticamente idêntica à do Corinthians na primeira metade da Segundona do ano passado: mesmo número de pontos (39), de vitórias (11) e também o saldo de gols (+22). A diferença está nos gols pró: 36 x 33 para o time paulista.

Adversários em jogos em casa no returno: Ceará, Paraná, Guarani, Figueirense, Vila Nova, Bahia, Juventude, América-RN e Portuguesa.
Adversários em jogos fora de casa no returno: Brasiliense, Atlético-GO, São Caetano, Duque de Caxias, Bragantino, Ponte Preta, ABC, Fortaleza, Campinense e Ipatinga.

Meu palpite para a classificação final: Campeão. O time vem jogando bem e eu acredito que o Vasco repita o feito do Corinthians e seja campeão, talvez com algumas rodadas de antecedência que nem o time paulista.

----------

VILA NOVA

No ano passado, o Colorado de Goiânia brigou até as últimas rodadas pelo acesso à Série A, comandado pelo artilheiro Túlio Maravilha. Neste ano, sem nenhum grande nome no elenco, o destino da torcida do Vila é sofrer mesmo no returno, brigando para não cair.

Adversários em jogos em casa no returno: Ipatinga, Duque de Caxias, ABC, Juventude, Bragantino, Figueirense, Ponte Preta, Fortaleza e Paraná.
Adversários em jogos fora de casa no returno: Portuguesa, São Caetano, Ceará, Atlético-GO, Guarani, Vasco, Campinense, América-RN, Bahia e Brasiliense.

Meu palpite para a classificação final: 18º. Sem um artilheiro como Túlio Maravilha, e com um time fraco, acredito que o destino do Vila Nova seja mesmo a Série C.

Nenhum comentário:

Postar um comentário