sábado, 22 de agosto de 2009

Série B: análise da primeira metade da competição - Parte 1

Vou analisar, time por time, a situação de cada um dos 20 clubes na Série B do Campeonato Brasileiro, que neste sábado encerrou o seu primeiro turno.

A primeira parte da análise começa com o ABC e termina com o Figueirense, os jogos em casa e fora de cada um no segundo turno e o meu palpite para a classificação final.

----------

ABC

O alvinegro de Natal desde o início esteve sempre entre os últimos colocados. Mas ainda é possível escapar, lembrando-se da arrancada do Brasiliense no ano passado.

Adversários em jogos em casa no returno: Ponte Preta, Juventude, Bahia, América-RN, Atlético-GO, Ceará, Vasco, Paraná, Brasiliense e Bragantino.
Adversários em jogos fora de casa no returno: Figueirense, Fortaleza, Vila Nova, Ipatinga, São Caetano, Guarani, Portuguesa, Duque de Caxias e Campinense.

Meu palpite para a classificação final: 19º. O time é fraco demais, parece não ter chances de esforçar para se salvar. E ainda há a possibilidade de um clássico contra o Alecrim na Série C de 2010.

----------

AMÉRICA DE NATAL

O Mecão demonstrou, ao longo do primeiro turno, ser um time irregular dentro de casa, onde perdeu para times como Ponte Preta, Bragantino e Ceará (estes dois últimos de goleada). Fora, o time até tem conseguido alguns bons resultados, como as vitórias sobre São Caetano e Campinense (ambas por 1 x 0 e com direito a golaços).

Adversários em jogos em casa no returno: Guarani, São Caetano, Duque de Caxias, Campinense, Fortaleza, Portuguesa, Vila Nova, Figueirense e Ipatinga.
Adversários em jogos fora de casa no returno: Atlético-GO, Paraná, Brasiliense, ABC, Ponte Preta, Bahia, Juventude, Bragantino, Vasco e Ceará.

Meu palpite para a classificação final: 15º. Não cai porque há times mais fracos, como seu rival ABC, Vila Nova e Duque de Caxias. E, a partir de setembro, ficará sem o Machadão, palco das maiores glórias da história do clube.

----------

ATLÉTICO GOIANIENSE

O rubro-negro de Goiânia demonstrou ser uma das surpresas da competição até agora. Dentro de casa, tem se mostrado um time forte, e encerra o turno invicto como mandante. Fora, perdeu cinco jogos, entre eles para Vasco e Ceará. No returno, jogará contra os outros atuais times do G4 em casa.

Adversários em jogos em casa no returno: América-RN, Vasco, Campinense, Vila Nova, São Caetano, Portuguesa, Brasiliense, Guarani, Ceará e Bahia.
Adversários em jogos fora de casa no returno: Bragantino, Ponte Preta, Figueirense, ABC, Paraná, Fortaleza, Duque de Caxias, Ipatinga e Juventude.

Meu palpite para a classificação final: Vice-campeão. Deve mesmo subir para a Série A. É um time regular, que, embora tenha a terceira maior torcida de Goiânia, costuma levar torcedores aos estádios. Os “falsos goianos” (como diria Hélio dos Anjos, técnico do Goiás) teriam mais uma oportunidade de ver Flamengo, Corinthians, São Paulo, entre outros ao vivo no estádio.

----------

BAHIA

O Tricolor baiano tem feito mais uma campanha ruim. Vira o turno não muito distante da zona de rebaixamento. E sua nova “casa”, o estádio de Pituaçu, tem recebido públicos bem menores do que a Fonte Nova, até mesmo pelo tamanho do estádio. E o Pituaçu receberá jogo da Seleção contra o Chile, mês que vem.

Adversários em jogos em casa no returno: São Caetano, Portuguesa, Brasiliense, Duque de Caxias, América-RN, Campinense, Fortaleza, Vila Nova e Guarani.
Adversários em jogos fora de casa no returno: Paraná, Ceará, ABC, Ipatinga, Figueirense, Bragantino, Vasco, Juventude, Ponte Preta e Atlético-GO.

Meu palpite para a classificação final: 10º. Deve se distanciar um pouco mais da zona perigosa e encerrar a sua participação na Segundona cumprindo tabela, assim como no ano passado. O retorno a Série A, um sonho da torcida tricolor, deverá ser adiado para no mínimo em 2011 (ou 2012, dependendo do calendário).

----------

BRAGANTINO

A equipe do interior paulista iniciou a competição como candidata ao rebaixamento. Mas, com uma boa campanha em casa (só perdeu um jogo dentro de seus domínios), não corre grandes riscos de cair.

Adversários em jogos em casa no returno: Atlético-GO, Guarani, Juventude, Vasco, Bahia, Fortaleza, América-RN, Paraná e Brasiliense.
Adversários em jogos fora de casa no returno: São Caetano, Duque de Caxias, Ipatinga, Campinense, Portuguesa, Vila Nova, Ceará, Figueirense e ABC.

Meu palpite para a classificação final: . Uma colocação intermediária para um clube sem grandes ambições (seja de acesso ou de rebaixamento) no returno.

----------

BRASILIENSE

A equipe do Distrito Federal, que já virou patrimônio da Série B, tem feito campanha irregular, mas teve algumas vitórias fora de casa, como contra Fortaleza e Paraná.

Adversários em jogos em casa no returno: Vasco, Fortaleza, América-RN, Portuguesa, Paraná, Guarani, Ipatinga, Figueirense, São Caetano e Vila Nova.
Adversários em jogos fora de casa no returno: Campinense, Juventude, Bahia, Duque de Caxias, Ceará, Atlético-GO, Ponte Preta, ABC e Bragantino.

Meu palpite para a classificação final: 11º. Não deve mesmo brigar para subir, mas não passará sufoco para não ser rebaixado. No ano passado, o clube conseguiu fugir de um rebaixamento que parecia inevitável, acabando entre os quatro primeiros do returno.

----------

CAMPINENSE

A Raposa de Campina Grande, após ter ido mal no Campeonato Paraibano e na Copa do Brasil (onde não passou da primeira fase), não se preparou como deveria para a Série B. Perdeu 13 dos seus 19 jogos no primeiro turno e, curiosamente, não perdeu nos três últimos jogos do turno.

Adversários em jogos em casa no returno: Brasiliense, Ipatinga, Bragantino, Ceará, Ponte Preta, Vila Nova, São Caetano, Vasco e ABC.
Adversários em jogos fora de casa no returno: Duque de Caxias, Guarani, Atlético-GO, Fortaleza, América-RN, Juventude, Bahia, Figueirense, Paraná e Portuguesa.

Meu palpite para a classificação final: 20º. O time encerra o turno a nove pontos do primeiro time a escapar do rebaixamento no momento e, creio eu, deve acabar a competição na lanterna.

----------

CEARÁ

O alvinegro cearense, após ir mal no Estadual (onde não chegou à final) e na Copa do Brasil (eliminado na primeira fase), entrou na Série B com o objetivo de não cair. Até a 10ª rodada, era sério candidato. Mas foi se distanciando da zona de rebaixamento, com direito a três vitórias fora de casa (o que não conseguia desde 2007 em jogos de competições nacionais), e termina o turno entre os quatro primeiros.

Adversários em jogos em casa no returno: Juventude, Bahia, Vila Nova, Paraná, Fortaleza, Brasiliense, Duque de Caxias, Bragantino, Guarani e América-RN.
Adversários em jogos fora de casa no returno: Vasco, Figueirense, São Caetano, Campinense, ABC, Portuguesa, Ipatinga, Atlético-GO e Ponte Preta.

Meu palpite para a classificação final: . Após anos e anos na Série B (é o time que há mais tempo disputa a Segundona sem subir nem cair), acredito que finalmente a torcida alvinegra irá comemorar o acesso. Algo impressionante para um clube que entrou na competição em baixo astral.

----------

DUQUE DE CAXIAS

O caçula da Série B entrou na competição como o Barueri há dois anos atrás: pensando apenas em fugir do rebaixamento. O time do interior paulista conseguiu a permanência na Segundona em 2007 e no ano seguinte subiu para a Série A. Portanto, não se surpreendam se a equipe da Baixada Fluminense estiver na elite nacional em 2011 ou 12. No primeiro turno, o time caxiense, obrigado a mandar seus jogos no estádio do América-RJ (Giulite Coutinho, em Mesquita, apesar do Mequinha ser da capital) por falta de capacidade do seu estádio (Marrentão), até conseguiu bons resultados, como o empate com o Vasco e a vitória sobre a Portuguesa.

Adversários em jogos em casa no returno: Campinense, Bragantino, Fortaleza, Vasco, Brasiliense, Ipatinga, São Caetano, Atlético-GO, ABC e Ponte Preta.
Adversários em jogos fora de casa no returno: Juventude, Vila Nova, América-RN, Bahia, Guarani, Ceará, Paraná, Portuguesa e Figueirense.

Meu palpite para a classificação final: 17º. A alegria dos torcedores caxienses não deve durar até 2010. Sem estrutura, tendo que mandar seus jogos fora de sua cidade, o destino do Duque deve ser mesmo a Terceirona.

----------

FIGUEIRENSE

Após sete anos na Série A, a torcida alvinegra de Florianópolis chorou o rebaixamento do clube para a Série B, uma queda ainda mais lamentada por causa do acesso do arquirrival Avaí à divisão principal. Nesta Série B, o Figueira até que não está tão longe da zona de acesso, mas perdeu vários jogos em casa (como contra Portuguesa, Guarani e São Caetano). O time encerra o turno a quatro pontos do G4 e com o seu técnico, Roberto Fernandes, com a corda no pescoço.

Adversários em jogos em casa no returno: ABC, Ceará, Atlético-GO, Bahia, Juventude, Ponte Preta, Campinense, Bragantino e Duque de Caxias.
Adversários em jogos fora de casa no returno: Ipatinga, Portuguesa, Guarani, Paraná, Vasco, Fortaleza, Vila Nova, Brasiliense, América-RN e São Caetano.

Meu palpite para a classificação final: . A equipe vai tentar o acesso até o fim, mas creio que não subirá, pois abusa da irregularidade.

----------

Logo mais, farei a segunda parte da análise, começando pelo Fortaleza, passando por clubes como Portuguesa e Vasco da Gama e terminando no Vila Nova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário