quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Argentina: torneios Apertura e Clausura podem acabar

Julio Grondona, presidente da Associação do Futebol Argentino (AFA), anunciou nesta quarta-feira que o campeonato local não será mais dividido em torneios Clausura e Apertura.

O Campeonato Argentino passará a ser disputado com 20 clubes e 38 rodadas (jogos de ida e volta, com pontos corridos). No entanto, a mudança ainda tem que ser confirmada pelos clubes para entrar em vigor na temporada 2011/2012.

- Não haverá mais dois campeões, apenas um. Dessa forma o campeonato não fica tão pequeno, e o título será do time mais regular - anunciou Grondona.

O futebol argentino já adotou esse modelo no passado. Entre as temporadas 1985/86 e 1989/90. A partir do segundo semestre de 1990 foi adotado o sistema de dois torneios.

O principal jornal esportivo da Argentina, o "Olé", apoia a possível decisão da Associação do Futebol Argentino.

"Tudo muda. O futebol argentino também e será de uma forma importante", anunciou nesta quarta-feira, o site do diário esportivo "Olé".

O jornal "Clarín" também aprova a medida para terminar com os torneios curtos.

"A primeira medida seria a volta dos torneios longos no lugar dos pequenos que encurtam o tempo de trabalho", comenta o "Clarín".

O torneio anual começaria a ser disputado no segundo semestre de 2011, após a Copa América. A última competição curta seria o próximo Clausura, que começará em fevereiro.

Grondona anunciou que não haverá mudança no critério de rebaixamento. O descenso continuará a ser definido pela de média de pontos das últimas temporadas. Os dois times com a pior pontuação média são rebaixados diretamente. Já o 17º e 18º seguirão jogando playoffs contra o quarto e terceiro colocados da Segunda Divisão, respectivamente, para definir as duas últimas vagas na elite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário