domingo, 8 de agosto de 2010

Competições nacionais: a força do interior

Em competições nacionais, especialmente na Copa do Brasil e em divisões inferiores do Campeonato Brasileiro, os times de interior têm provado que podem concorrer de igual para igual com as equipes de capitais.

O Santos é indiscutivelmente o maior do interior do Brasil, não é!? Pois o Peixe foi recém o quinto time de fora de capitais a conquistar o título da Copa do Brasil. Criciúma (1991), Juventude (99), Santo André (2004) e Paulista de Jundiaí (05) foram campeões antes do Alvinegro Praiano.

Nem no Brasileirão o Santos foi o primeiro do interior a conquistar o título. O Guarani de Campinas foi campeão bem antes do Peixe, em 1978. O time santista só conquistaria o primeiro título 24 anos depois, em 2002.

Já na Série B do Nacional, os títulos do interior foram os seguintes: Villa Nova-MG (1971), Londrina (80), Guarani (81), Uberlândia (84), Guarani (87 - título dividido com o Sport), Inter de Limeira (88), Bragantino (89), Juventude (94), União São João (96) e Criciúma (2002).

Dos quatro times que subiram da Série C do ano passado para a Série B deste ano, três são de cidades de interior.

E na Série D, que teve sua primeira edição no ano passado, o único campeão até agora é um time de interior, o São Raimundo de Santarém (PA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário