sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Miniguia: Campeonato Paranaense 2010

Agora, vou fazer o último miniguia desta semana (daqui a uma semana farei o do Mineiro), o do Campeonato Paranaense. Ainda com um regulamento polêmico e absurdo, creio que este Estadual deverá ser um dos com o título menos bem disputado do país.

----------

O Atlético, agora o único representante do estado na Série A do Brasileirão, tentará o bicampeonato; o Coritiba, rebaixado no Nacional no ano de seu centenário, e o Paraná Clube, mantido na Série B do Brasileiro, tentarão a taça estadual no primeiro semestre e o acesso nacional no segundo; os demais clubes tentarão tirar a taça dos três maiores da capital.

----------

ATLÉTICO

Depois de ver sua torcida se divertir com a desgraça do centenário do arquirrival Coritiba, o Furacão quer o bicampeonato estadual, embora também divida as atenções do Paranaense com a Copa do Brasil. O técnico Antônio Lopes quer priorizar a competição nacional, mas não abre mão do Estadual. A torcida rubro-negra está confiante, mas sabe que teme pelo pior e não quer seguir o caminho dos rivais no Brasileirão.

----------

CORITIBA

Após o rebaixamento para a Série B do Brasileiro em pleno ano do centenário, a torcida do Alviverde sabe que o Estadual é obrigação, pelo menos para aliviar a agonia. O time de Ney Franco, mantido no cargo mesmo com a queda nacional, e que só poderá jogar no seu estádio Couto Pereira partidas do Paranaense neste ano, vai tentar manter o recorde de títulos estaduais que ainda é do clube.

----------

PARA

Depois de mais um fracasso na Série B do Brasileiro, quando sua torcida esperava briga pelo acesso e esteve longe de brigar pelo seu objetivo, o Tricolor entra neste Estadual tentando conquistar a taça que não conquista desde 2006. O técnico é o mineiro Marcelo Oliveira, que em seu estado treinou Atlético e Ipatinga. O título estadual já deixaria a torcida feliz, mas a torcida sabe que o objetivo principal do clube em 2010 é voltar à elite do futebol brasileiro, no segundo semestre.

----------

OUTROS

O Corinthians (vice-campeão do ano passado, quando ainda se chamava J. Malucelli) promete surpreender novamente neste ano, repetindo o feito e quem sabe conquistando o título. A mudança de nome ocorreu com uma parceria com o Corinthians-SP. Nacional (Rolândia), Rio Branco (Paranaguá), Iraty e Paranavaí, juntamente com o Corinthians, têm como objetivo principal a conquista de uma vaga na Série D do Brasileiro deste ano.

Cianorte (aquele que uma vez quase eliminou o Corinthians-SP de uma Copa do Brasil), Cascavel, Toledo e Engenheiro Beltrão poderão brigar por vaga na segunda fase, mas permanecer na elite em 2011 já está bom demais, ainda mais que cairão quatro clubes. Para os dois recém-promovidos, Operário Ferroviário (Ponta Grossa) e Serrano Centro-Sul (Prudentópolis), permanecer na elite é obsessão, mas não pode-se descartar briga por classificação.

Comentário adicional: Por incrível que pareça, as duas maiores cidades do interior do Paraná não terão representantes na Série Ouro do Estadual deste ano. O Londrina foi rebaixado no ano passado, mas disputará a Copa do Brasil deste ano por ter vencido a Copa PR de 2008, enquanto a Portuguesa permanece na Segundona; já Maringá continua com o Grêmio e o Galo Maringá licenciados e tem um time na Série Prata (ou Bronze, não sei bem), o Iguatemi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário