terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Miniguia: Campeonato Mineiro 2010

O Cruzeiro pediu e a FMF (Federação Mineira de Futebol) atendeu: a estreia do time celeste no Campeonato Mineiro 2010 (cujo miniguia está sendo publicado agora) será contra o Uberlândia, amanhã, no Mineirão. O clube estrelado pediu a antecipação do jogo do próximo domingo para amanhã devido à participação do time na fase preliminar da Taça Libertadores, onde enfrentará o Real Potosí (o jogo de ida será na cidade boliviana, na altitude).

----------

Atlético e Cruzeiro são, como sempre, favoritos. O Galo, com Vanderlei Luxemburgo no comando, tentará a taça que não conquista desde 2007. A Raposa tentará o tricampeonato. O América, embalado pela volta à Série B do Brasileiro, tentará tirar a taça da dupla maior da capital. Ipatinga (que volta à elite), Ituiutaba, Uberaba e os demais times do interior tentarão tirar a taça dos três representantes da capital, o que o Tigre do Vale do Aço fez em 2005.

----------

AMÉRICA

Para a torcida do Coelho, animada pela volta à Série B do Brasileirão, este Estadual representa a volta do sonho do título, que não conquista desde 2001. O time tem vários nomes conhecidos, como Wellington Paulo (revelado pelo próprio clube e que jogou também no Vasco), Luciano Ratinho (ex-Corinthians e Grêmio), Bruno Mineiro (que volta do Náutico, onde caiu no Brasileiro) e Euller, o “Filho do Vento”. O técnico é Marco Aurélio, ex-Ponte Preta, Palmeiras e Cruzeiro, onde conquistou a Copa do Brasil de 2000.

----------

ATLÉTICO

Depois de levar o “troféu de cavalo paraguaio” do Brasileirão 2009, quando estava com a vaga na Libertadores quase garantida e perdeu todos os últimos cinco jogos na competição nacional, o Galo começa o ano do zero. A principal atração do alvinegro para esta temporada está no banco de reservas: o técnico Vanderlei Luxemburgo. Diego Tardelli, um dos artilheiros do último Brasileiro (ao lado do flamenguista Adriano), continua no elenco, e terá como companheiros de ataque novos reforços como Marcelo Nicácio (ex-Fortaleza, artilheiro da última Série B com o clube cearense, mesmo rebaixado) e Muriqui (ex-Avaí). O Galo quer o título mineiro, mas não irá abrir mão da Copa do Brasil, competição onde não tem ainda nenhuma conquista e o Cruzeiro é tetracampeão.

----------

CRUZEIRO

Depois da arrancada no Brasileirão do ano passado, quando no final do primeiro turno estava próximo da zona de rebaixamento e conseguiu acabar em 4º, se classificando para a Libertadores, e da frustração de ter perdido a competição continental do ano passado para o Estudiantes em pleno Mineirão, a Raposa já não se contenta mais só com o título mineiro neste ano. O clube quer reconquistar a Tríplice Coroa (só que desta vez com títulos do Estadual, do Brasileiro e da Libertadores), algo inédito no país. O técnico Adilson Batista vai para seu terceiro ano no clube, e as principais contratações foram as do meia Pedro Ken (ex-Coritiba) e do atacante Anderson Lessa (ex-Náutico). A estreia contra o Uberlândia no Mineirão foi antecipada, como eu falei no início do miniguia, por causa da Pré-Libertadores.

----------

IPATINGA

Depois de cumprir o objetivo do início de 2009 (voltar ao Módulo I do Campeonato Mineiro) e de só conseguir a permanência na Série B do Brasileiro na última rodada, o Tigre do Vale do Aço quer fazer um 2010 melhor. O objetivo é conquistar uma vaga na Copa do Brasil de 2011. Este blogueiro não tem muitas informações sobre o clube e seu elenco, por isso eu vou deixar de lado. Só sei que o técnico é Flávio Lopes, ex-América-MG e Atlético-PR.

----------

OUTROS

Ituiutaba, Tupi, Uberaba, Uberlândia e Villa Nova sonham em chegar às semifinais (na verdade, antes tem as quartas-de-final) e se classificarem para a Série D do Brasileiro, no segundo semestre (com exceção do “Boa”, que está na Série C).

O Democrata (Governador Valadares), a Caldense (que volta ao Módulo I) e o América de Teófilo Otoni (estreante na elite mineira) poderão brigar por classificação à segunda fase, mas o objetivo principal desses clubes é fugir do rebaixamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário