terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Pontos corridos: quem disse que não há emoção?

A atual fórmula adotada pelo Campeonato Brasileiro, desde 2003 na Série A e 06 na Série B, de pontos corridos em turno e returno, é a ideal para se definir um campeão nacional.

Os pontos corridos podem ser emocionantes sim!

Por exemplo: este ano, quatro clubes (Flamengo, Internacional, Palmeiras e São Paulo, marcados como tags abaixo) chegam à última rodada com chances de título.

Sem falar nas brigas por Libertadores, Copa Sul-Americana e contra o rebaixamento.

Na Série B, os pontos corridos fizeram com que a competição, vencida neste ano pelo Vasco (também marcado como tag), ganhasse mais visibilidade.

Na opinião deste blogueiro, as Séries A e B devem continuar sendo por pontos corridos!

E a Série C, que agora também tem 20 clubes? Um clube pode subir de divisão fazendo apenas dez jogos, o que é muito pouco. Daqui a alguns anos poderá haver o fim da regionalização (pode ser nos moldes das Séries A e B - um sonho meu - ou nos moldes antigos das duas primeiras divisões: primeira fase com 19 rodadas em turno único, com os oito primeiros formando mata-mata - 25 datas - ou octogonal final - 33 datas -, e os quatro últimos caindo para a Série D, que poderia continuar sendo regionalizada).

E o mata-mata? Deixe para a Copa do Brasil, que também vale vaga para a Libertadores. Além de tantas outras competições em mata-mata (Libertadores, Sul-Americana, Mundial de Clubes e a maioria dos Estaduais).

Nenhum comentário:

Postar um comentário