quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Brasileirão: clubes que estiveram ameaçados de caírem no centenário

Vou contar aqui a história de clubes brasileiros que correram risco de serem rebaixados no ano de seus centenários.

Todos, até agora, tiveram final feliz, um bom alento para o ainda ameaçado Coritiba. Com exceção do Bangu de 2004, rebaixado no Campeonato Carioca. Mas no Brasileirão, até agora, não aconteceu com nenhum clube... :)

Em 2003, o Grêmio passou grande parte do campeonato na zona de rebaixamento. Só saiu a três rodadas do final e chegou à última rodada dependendo apenas de si mesmo. Bastava derrotar o Corinthians no Olímpico. Um empate ou uma derrota poderiam condená-lo. E o Tricolor venceu por 3 x 0 e permaneceu na Série A em 2004. Mas, no campeonato seguinte, cairia mesmo...

Em 2004, o Bangu foi rebaixado no próprio campeonato estadual no ano de seu centenário. Já o América, também centenário naquele ano, escapou por pouco.

Veio o Brasileirão. E um terceiro clube carioca centenário naquele ano, mais tradicional que os dois anteriores, disputava a competição: o Botafogo, que recém havia voltado da Série B. O Alvinegro passou grande parte da competição entre os rebaixáveis, mas saiu da zona de rebaixamento a algumas rodadas do fim da competição. Na última rodada, bastava fazer o mesmo número de pontos que o Criciúma para não cair. O Fogão empatou na Arena da Baixada (o que definitivamente tirou o título do Atlético-PR e o deu para o Santos) e o Criciúma empatou com o Coritiba em casa. No final do campeonato, os catarinenses caíram e os cariocas permaneceram na elite.

Em 2005, o Sport correu risco de rebaixamento na Série B. Na última rodada, perdeu para o Gama em casa, mas, como o Vitória empatou com a Portuguesa na Bahia, quem caiu foi o time baiano (juntamente com seu rival Bahia, foi a histórica queda da dupla Ba-Vi para a Série C). E o Sport permaneceu na Segundona em 2006 e ainda conquistaria o acesso à Série A.

Nenhum comentário:

Postar um comentário