sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Campeonato Pernambucano 2010

FÓRMULA

O Campeonato Pernambucano 2010 terá uma nova fórmula. A competição será disputada em três fases: pontos corridos e os melhores foram um quadrangular final onde o primeiro cruza com o quarto e o segundo enfrenta o terceiro colocado. Os vencedores de cada cruzamento decidem o título. Os dois últimos serão rebaixados.

A fórmula é semelhante ao Campeonato Paulista. Ao contrário do que foi usada no Campeonato Pernambucano deste ano, onde a disputa foi em dois turnos de pontos corridos. A mudança provocou polêmica, já que está será a terceira modificação na fórmula do campeonato.

Os problemas com a fórmula do Pernambucano começaram em 2007, quando foi adotado uma tabela com seis quadrangulares e dois hexagonais. O formato não agradou, já que houve repetições de jogos e equipes que não se cruzaram.

No ano seguinte, a Federação decidiu modificar o formato para o tradicional com dois turnos e uma final entre os vencedores de cada turno. As modificações ferem o Estatuto do Torcedor, que só permite mudanças após dois anos de cada regulamento.

----------

PARTICIPANTES

Sport
Náutico
Santa Cruz
Central
Porto
Ypiranga
Cabense
Acadêmica Vitória
Salgueiro
Sete de Setembro
Araripina
Vera Cruz

----------

CAMPEÕES

Sport - 38 títulos
Santa Cruz - 24 títulos
Náutico - 21 títulos
América - 6 títulos
Torre - 3 títulos
Tramways - 2 títulos
Flamengo - 1 título

----------

Veja a tabela do primeiro turno AQUI.

Clássicos entre os três grandes da capital
27/01 (qua) – Náutico x Santa Cruz
03/02 (qua) – Santa Cruz x Sport
22/02 (seg) – Sport x Náutico

----------

Estão marcados como tags os três grandes do Recife, mais o melhor time do interior no campeonato deste ano, o Salgueiro, mais os times que vieram da Segunda Divisão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário