sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Barça x Real: postagem especial

Muito bem, vou fazer aqui uma postagem especial, tirada da comunidade de futebol europeu no Orkut, sobre o clássico do próximo domingo entre Barcelona e Real Madrid, que, como não poderia deixar de ser, é a grande atração da 12ª rodada do Campeonato Espanhol 2009/10.

----------

Dois supertimes, dois projetos diferentes e com mesmo objetivo: conquistar títulos. Um constrói suas bases em torno do dinheiro, consumiu € 270 Mi em semanas para montar o time e outro constrói suas bases em casa, com canteranos.

Clássico das estrelas, o famoso superclássico e dessa vez não ter como não ser o “superclássico”. Dos 22 jogadores que estão em campo, inúmeros estão concorrendo o prêmio de melhor jogador do mundo e mais alguns jogadores que são destaques. De um lado tem: Messi, Ibrahimovic, Henry, Xavi, Iniesta, Puyol, Piqué e Dani Alves e de outro tem: Cristiano Ronaldo, Kaká, Benzema, Raúl, Higuaín, Xabi Alonso e Iker Casillas.

Também é o clássico do final de algumas eras: Joan Laporta está no final de seu mandato, o maior rival de Florentino Peréz – e mais bem sucedido – está no último ano de mandato e essa pode ser a penúltima partida dele como presidente culé diante dos merengues. Outro mito em final de era é Raúl González Blanco, o jogador madrileño tão polêmico e tão bom de bola – e carrasco inúmeras vezes dos culés – está deixando aos poucos a sua era de inúmeras conquistas pelo clube blanco de Madrid. Também fica na memória dele – como o mesmo disse – a maior vergonha de sua carreira profissional, o 2 x 6 diante de sua torcida.

É difícil imaginar quem pode ser o favorito em um jogo desses, quem sabe 51% de favoritismo para o time que joga em casa. O Barcelona tem a vantagem de ter muitos jogadores que aderem o lema Més que um club, jogadores que sentem que precisam ganhar pela Catalunha, pela população do nordeste da Espanha. Já no Real Madrid, a motivação é justamente por isso, desbancar o Barcelona dentro do seu estádio, dentro do seus país – para muitos radicais – e isso que enobrece o clássico.

Domingo, no Camp Nou – como todo ano – haverá mais que um jogo de futebol e sim uma mistura de esporte, política, economia e orgulho, isso que envolve o superclássico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário