segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Parabéns CORITIBA Foot Ball Club, 100 anos!

Abrindo a cortina do passado, enxergamos os primeiros chutes sendo dados na bola em terras paranaenses. O jovem estado engatinhava e ainda se organizava como independente quando o médico e professor Victor Ferreira do Amaral trouxe a primeira bola, em 1903, para que os alunos do Ginásio Paranaense – atual Colégio Estadual do Paraná – brincassem no recreio.

Passaram-se seis anos até que Fritz Essenfelder organizasse o primeiro time de futebol, para atender ao convite de um grupo de engenheiros ingleses que construíam a rede ferroviária em Ponta Grossa. Os jovens amigos de Essenfelder, todos descendentes de famílias alemãs – Hauer, Obladen, Iwersen, Dietrich, Ka­­astrup, Seiller – fundaram o Coritibano Foot Ball Club, em seguida transformado em Coritiba Foot Ball Club, que viria a ser o nosso primeiro clube de futebol e nesta segunda-feira, 12 de outubro de 2009, comemora cem anos de existência.

Com as cores inspiradas na seleção da Alemanha – escudo verde, camisa branca e os tradicionais calções negros –, a equipe conquistou imensa legião de fãs.

O Tiro Pontagrossense, primeiro adversário, deixou de existir, mas o Coritiba só fez crescer através dos tempos jogando no Hipódromo do Guabirotuba, a seguir no Parque Graciosa, que ficava no Juvevê e, desde 1932, no estádio do Alto da Glória. Inau­­gurado com o nome de Belfort Duarte, em homenagem ao jogador padrão de disciplina no Amé­­rica do Rio, mudou para Antonio Couto Pereira na década de 1970 para celebrar o seu grande dirigente.

O apelido coxa-branca surgiu na década de 1940 quando os atleticanos implicaram com o zagueiro Breyer por causa de suas alvas pernas em disputado Atletiba no campo da velha Baixada.

Foram os craques, os ídolos, as vitórias e os títulos que fizeram a grandeza do Coxa.

Parabéns Coritiba, 100 anos de muita história, tradição e glórias.

Para saber mais informações sobre o clube: site oficial e Wikipédia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário