segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Risco de pelo menos um clube carioca cair é de 97%, garante matemático

Não bastasse o jejum de três rodadas sem vencer no Campeonato Brasileiro, os clubes cariocas passarão a disputar a competição com a calculadora na mão. Isso porque o risco de pelo menos um time do Rio de Janeiro cair para a Série B neste ano é de 97%. Individualmente, o Fluminense lidera a “briga”, com 90%, seguido por Botafogo (43%) e Flamengo (17%).

De acordo com o matemático Tristão Garcia, do site Infobola, o Tricolor das Laranjeiras precisa apresentar “aproveitamento de ponta” se quiser escapar da degola. Faltando 17 jogos para terminar a competição, terá de fazer uma campanha parecida com a dos primeiro e segundo colocados Palmeiras e Goiás – que acumulam 63% e 60% de rendimento, respectivamente.

– O Fluminense terá 17 finais pela frente. Cada jogo deve ser encarado como o último. Para não ser rebaixado, este time precisa ganhar nove partidas e empatar quatro. O que dá 31 pontos em 51 disputados – analisou.

O risco de apenas um clube carioca cair é de 48%. Enquanto a possibilidade de dois arquirrivais se afogarem de mãos dadas é de 46%. Sem falar que a combinação de Botafogo, Flamengo e Fluminense terminarem na zona de degola não está descartada – atualmente está 3%.

– O caminho do Botafogo é o menos complicado dos três. Este time tem um jogo a menos e realizará 11 dos 18 confrontos em casa. Já a maratona mais difícil é a do Flamengo, que fará nove jogos no Rio (considerando o duelo com o Glorioso no Engenhão) e oito fora – destacou Tristão Garcia, levando em consideração o fator campo e não a posição (e o aproveitamento) de cada um até o momento na competição.

De acordo com o matemático, apenas o Sport está em situação pior que a do Fluminense no Campeonato Brasileiro. O clube pernambucano acumula risco de 93% de queda para a Série B em 2010. Quer dizer, a equipe do técnico Renato Gaúcho deve priorizar alguns duelos na competição. Com isso, não pode abrir mão de pontos contra cinco times que também estão em situações parecidas.

– Além de vencer Náutico e Botafogo no Rio, o Fluminense precisa tirar pontos de Coritiba, Santo André e Sport fora de casa para continuar dependendo apenas de suas próprias forças. O pensamento agora é o de que o Tricolor terá de passar quatro concorrentes para trás. E este quinteto também está ameaçado de rebaixamento – alertou.

----------

Fio de esperança tendo o Grêmio como exemplo

Se serve de alento, Tristão Garcia lembra que o Grêmio chegou a ter 94% de risco de ser rebaixado no Campeonato Brasileiro de 2003. No entanto, o time do então técnico Adilson Batista conseguiu reagir nos 13 jogos finais e escapou da degola.

– A equipe estava com 26 pontos em 33 jogos. Mas depois de uma derrota para o São Paulo por 3 a 1 no Morumbi, o Grêmio reagiu e terminou a competição com 50 pontos (um acima do Fortaleza, clube rebaixado junto com o Bahia com 46) – recordou.

Nas contas de Tristão Garcia, Sport (93%), Fluminense (90%), Náutico (50%) e Botafogo (43%) são os clubes mais cotados para disputarem a Série B do ano que vem.

Fonte: Globoesporte.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário