sexta-feira, 24 de julho de 2009

Clássico dos Clássicos pernambucano completa 100 anos

No sábado passado, foi o clássico gaúcho entre Grêmio e Internacional, chamado popularmente de Gre-Nal, que comemorou cem anos (veja postagem especial AQUI).

Agora, neste sábado, 25 de julho, é a vez de outro clássico do futebol brasileiro, envolvendo times da Série A, comemorar seu centenário: Sport x Náutico, o Clássico dos Clássicos do Recife, capital de Pernambuco.

No domingo temos o clássico comemorativo, válido pelo Brasileirão, com direito a disputa de um troféu (a Taça 100 anos de Clássicos).

Desde o primeiro clássico, disputado em 25 de julho de 1909 e vencido pelos alvirrubros por 3 x 1, ao último, em abril deste ano, válido pelo Campeonato Pernambucano e que terminou empatado por 0 x 0, dando o título à equipe rubro-negra.

Ao todo, foram 490 jogos entre Leão e Timbu até hoje, com 192 vitórias do Sport, 164 vitórias do Náutico e 133 empates, além de um jogo com placar desconhecido, disputado em 1931.

O time da Ilha do Retiro marcou 679 gols contra 626 do alvirrubro.

O maior artilheiro do Sport no clássico é Traçaia (que jogou no Leão na década de 50), com 13 gols.

O maior artilheiro do Náutico no clássico é Fernando Cavalheira (que vestiu as cores alvirrubras na década de 30), com 26 gols.

Nenhum comentário:

Postar um comentário